Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 28/11/2025 - Notícias
Nota de repúdio da Diretoria do Adufg-Sindicato ao retrocesso ambiental imposto pelo Congresso
A Diretoria do Adufg-Sindicato manifesta total repúdio à derrubada, pelo Congresso Nacional, dos vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental. A medida constitui uma derrota histórica para o povo brasileiro e coloca em risco a segurança ambiental, social e climática do País. A flexibilização foi conduzida sem diálogo amplo com a sociedade civil e desconsidera evidências científicas que alertam para os impactos irreversíveis da degradação ambiental.
Enquanto entidade representativa do corpo docente da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), o Adufg-Sindicato reafirma que a defesa da educação pública, da ciência e da democracia está diretamente vinculada à proteção do meio ambiente. A derrubada dos vetos enfraquece a atuação de órgãos federais responsáveis pela preservação dos biomas e reduz salvaguardas essenciais para os direitos de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.
Para a Diretoria do Adufg-Sindicato, não há desenvolvimento possível quando vidas, ecossistemas e princípios democráticos são colocados em risco. Em um momento em que o Brasil reafirmou compromissos globais durante a COP30, retroceder em políticas ambientais fundamentais compromete a credibilidade nacional e ameaça a segurança das futuras gerações.
Diante desse cenário, a Diretoria do Adufg-Sindicato repudia a derrubada dos vetos e destaca que políticas ambientais devem ser formuladas com transparência, responsabilidade e rigor científico. Esses princípios são indispensáveis para assegurar a proteção do Brasil, de seus ecossistemas e de todo o seu povo.