Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 01/12/2025 - Notícias
Com a participação do Adufg-Sindicato, Docentes do EBTT discutem caminhos para fortalecer a carreira e ampliar direitos no IV Seminário do Proifes-Federação
O Adufg-Sindicato marcou presença, entre os dias 27 e 29 de novembro, no IV Seminário EBTT, realizado em Fortaleza (CE) pelo Proifes-Federação. Com o tema “Isonomia e Diversidade de uma Carreira em Construção”, o encontro reuniu docentes de diferentes regiões do País para discutir os principais desafios da carreira EBTT. Representaram o sindicato a presidenta, professora Geovana Reis, a diretora de Assuntos Educacionais e de Carreira, professora Maria José Pereira, e o diretor financeiro, professor Flávio Silva.
Após três dias de debates intensos, o IV Seminário EBTT se consolidou como um espaço fundamental para o avanço da carreira, criada em 2008, reunindo a maior participação da categoria desde as primeiras edições. Para a presidenta do Adufg-Sindicato, o encontro reforçou a importância da articulação nacional. “Foi um encontro extremamente produtivo e importante, que contou com a presença de várias entidades. Discutimos diversos temas, desde o cenário do Plano Nacional de Educação à organização da carreira dos EBTTs”, afirmou Geovana Reis.
A diretora de Assuntos Educacionais e de Carreira, professora Maria José Pereira, também destacou a profundidade das discussões. “Revisamos e reconhecemos as trajetórias de luta e conquista dos professores EBTT, analisando a recomposição salarial ao longo desses anos e a isonomia da carreira em relação ao magistério superior. Foi uma programação potente, que abordou aspectos fundamentais para a carreira e para a categoria docente como um todo”, avaliou.
Principais pautas do seminário
O encontro contemplou debates sobre:
-
Tratamento da carreira EBTT em diferentes contextos, incluindo as universidades federais, onde não há possibilidade de candidatura de docentes EBTT ao cargo de reitor;
-
Condições de trabalho e os fatores estruturais e organizacionais que as influenciam;
-
Atual estrutura do Ensino Médio, fragilizada pela financeirização e pela privatização da educação profissional;
-
Desafios do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Magistério Federal;
-
Direito ao recebimento do piso do Magistério pela categoria;
-
Importância da organização sindical para a valorização da carreira docente.
Perspectivas
No encerramento, o presidente do Proifes-Federação, professor Wellington Duarte, destacou a necessidade de transformar as discussões em avanços concretos diante do cenário desafiador para o serviço público federal em 2026. “Nós temos que estar preparados para fazer o que foi discutido aqui e apresentarmos uma proposta de campanha salarial robusta para 2027”, afirmou.