Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 02/03/2020 - Notícias

Professores da UFG contribuem para criação da primeira cooperativa de catadores da Cidade de Goiás

Iniciativa também conta com a participação de docentes da UEG e do IFG

Professores da UFG contribuem para criação da primeira cooperativa de catadores da Cidade de Goiás

Professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Regional Goiás estão entre os responsáveis pela criação da Cooperativa de Catadores da Cidade de Goiás (Recicla Tudo). A iniciativa faz parte do Coletivo Recicla Goiás, que também é conduzido por docentes do Instituto Federal de Goiás (IFG) e Universidade Estadual de Goiás (UEG), em parceria com a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores.

Segundo os organizadores, a cooperativa marca uma fase importante para a regularização e a inclusão de catadores no Plano Municipal de Coleta Seletiva, que está sendo discutido desde 2018. Os professores trabalham ao lado das catadores para que o plano seja implementado na Cidade de Goiás ainda em 2020, além de ser foco de projetos de pesquisa e extensão.

A vice-presidente e diretora social da cooperativa, a catadora Rosimeyre da Silva, disse estar muito feliz com este trabalho. “Sinto prazer em dizer que fui e sou catadora com muito orgulho”, afirma. “Nós precisamos nos unir com o apoio de toda população contribuindo com a separação do seu material reciclável em casa, padarias, escolas, bancos, correios, supermercados e etc. Isso não vai trazer riqueza, mas vai ajudar a termos uma cidade mais limpa, um solo mais firme e uma natureza viva”, completa.