Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 01/04/2020 - Notícias

Audfg-Sindicato vai adquirir EPIs para professores que vão atuar no diagnóstico do coronavírus

Exames serão feitos por profissionais que atuam no Instituto de Ciências Biológicas da UFG. Aquisição de equipamentos faz parte de programa do sindicato para evitar que docentes contraiam o novo vírus

Audfg-Sindicato vai adquirir EPIs para professores que vão atuar no diagnóstico do coronavírus

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) vai contribuir financeiramente para a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para professores que vão realizar exames de diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A ação do Adufg faz parte de programa que a entidade acaba de colocar em prática para evitar que os professores que atuam na linha de frente se contaminem com a doença.

Serão adquiridos equipamentos, como luvas, óculos e máscaras que serão utilizados por professores, alunos de pós-graduação e técnicos que colaborarão com os exames. “Estamos diante de uma grave pandemia e só conseguiremos superar esse difícil momento com a união de esforços. O Adufg está fazendo sua parte e não medirá esforços para proteger os professores que atuam no combate ao novo vírus”, afirma o presidente do Adufg-Sindicato, professor Flávio Alves da Silva.

Segundo a coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas e de Ensino em Saúde (Laces) do ICB, Gabriela Silvério Basílio, o local possui profissionais familiarizados com as técnicas. “Podemos assumir a responsabilidade técnica para a emissão de laudos”, destaca.

A coordenadora também explica que a ideia partiu do ICB, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) e da Faculdade de Farmácia. Segundo ela, o objetivo é compor uma rede de apoio para a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS). “Ainda estamos no início da pandemia. O número de casos suspeitos deve subir e o Laboratório de Saúde Pública do Estado não vai conseguir fazer todos os diagnósticos sozinho”, explica.

Proteção aos professores
O Adufg-Sindicato está entrando em contato com todas as unidades onde possui professores para identificar as necessidades de todas. O objetivo é evitar, ao máximo, que os docentes se contaminem com o novo coronavírus. “Os servidores públicos atuam nas mais diversas áreas para minimizar os impactos da Covid-19. Nós estamos procurando dar todo suporte necessário”, assegura o presidente Flávio Alves da Silva.