Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 03/04/2020 - Notícias

Contra o coronavírus, UFCAT disponibiliza serviço telefônico com informações e produz Equipamentos de Proteção Individual

As duas ações são realizadas por meio de parceria com outras instituições

Contra o coronavírus, UFCAT disponibiliza serviço telefônico com informações e produz Equipamentos de Proteção Individual

Engajada no combate ao coronavírus, a Universidade Federal Catalão (UFCAT) implantou um serviço telefônico gratuito de informações sobre a doença e começou a produzir Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais que atuam na linha de frente da pandemia.

O TeleCovid é coordenado pelo professor Luiz Almeida da Silva, por meio de parceria entre o Departamento de Enfermagem da UFCAT e a Secretaria Municipal de Saúde. Com estrutura montada na universidade, o serviço visa fornecer informações pertinentes sobre os cuidados de pessoas saudáveis, potencialmente suspeitas, casos confirmados, assim como para as pessoas que tiveram contato físico próximo ou que residam em um mesmo ambiente. Além disso, há o telemonitoramento de casos confirmados, conforme dados fornecidos pela Vigilância Epidemiológica do município.
 
A produção de EPIs, por sua vez, é fruto de parceria da universidade com outras instituições de ensino, especialmente de face shields, um tipo de máscara protetora. O processo é realizado por impressoras 3D e coube aos professores redesenhá-lo para otimizar a produção. Coordenado pelo professor Marcelo Henrique Stoppa, o projeto conseguiu reduzir o tempo e a quantidade de insumos de 3h de produção e 40g de material consumido para 1h10 e 13g.
 
Conforme a UFCAT contribui com esta tecnologia, os parceiros oferecem a matéria-prima. Todas as máscaras produzidas são enviadas as Comitê Interno de Enfrentamento do Surto Epidemiológico de Coronavírus. A demanda inicial da Secretaria Municipal de Saúde foi de 200 unidades, mas outras instituições de saúde solicitaram algumas unidades. Desta forma, há a necessidade de mais insumo para que a produção não pare.