Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 19/05/2020 - Notícias

Lava Jato, SUS e resistência em tempos de pandemia serão debatidos em nova live do Adufg

Ação faz parte da programação de lançamento do livro Lawfare em Debate

Lava Jato, SUS e resistência em tempos de pandemia serão debatidos em nova live do Adufg

Em continuidade à programação do lançamento do livro Lawfare em debate, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) promove nesta terça-feira (19/05), às 16 horas, debate com o tema “Lava Jato, SUS e resistência em tempos de pandemia”. Participam da transmissão o procurador federal Wilson Rocha, o professor da UFG e médico Elias Rassi Neto e a presidente do Sintego, Bia de Lima. A mediação é do diretor de Promoções Sociais, Culturais e Científicas do Adufg, professor Daniel Christino. A live será transmitida pelo Facebook (@adufgsindicato).

Um dos convidados, o médico Elias Rassi, destaca que o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), colocou o SUS em uma maneira mais sólida e mais firme para a sociedade. Ele também chama a atenção para o processo de desmonte da saúde pública. “Não é só o atual Governo Federal. A EC 95, que limitou os gastos por 20 anos, é uma comprovação disso. O debate sobre eficiência ou falta de financiamento, ou financiamento insuficiente, como se fosse coisas excludentes, demonstra uma tentativa de desviar o debate para o que aconteceu nesses últimos dois ou três anos”, diz.

Para o procurador Wilson Rocha, é preciso fazer uma avaliação mais profunda para encontrar a correlação entre Lava Jato com o desmonte das políticas públicas da área de saúde. “Vamos precisar fazer uma explanação que alcance a operação com a ascensão do governo Bolsonaro. Em determinado campo político, isso é evidente, mas precisamos tratar de uma forma mais ampla que seja compreensível para a sociedade”, avalia.  

Em relação ao painel sobre o Lawfare, o procurador destaca que o evento foi fundamental para compreender a atual conjuntura política. Ele elogia o papel do Adufg-Sindicato na realização desse debate. “Entre todos os eventos que acompanhei pelo País, esse foi um dos mais significativos. O sindicato se propôs a fazer um evento com natureza crítica e foi muito feliz na escolha dos palestrantes e dos debatedores. Foram discussões muito claras e transparentes”, elogia.