Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 08/06/2020 - Notícias

Simpósio da UFG discute ciência, arte e educação em tempos de pandemia

Simpósio da UFG discute ciência, arte e educação em tempos de pandemia

Por meio de parceria entre Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Universidade Federal de Jataí (UFJ), Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal Goiano (IFGoiano) e Universidade Estadual de Goiás (UEG), será realizada nas próximas duas semanas uma série de painéis com o objetivo de discutir educação e ciência no pós-pandemia. As atividades do Simpósio Ciência, Arte e Educação em tempos de pandemia começam nesta segunda-feira (08/06), às 19h30, com palestra de Sérgio Rezende, ministro da Ciência e Tecnologia entre os anos de 2005 a 2010. O evento será transmitido pelo YouTube oficial da UFG nos dias 8, 9, 10, 12, 15 e 16 de junho, sempre às 19h30. As inscrições são gratuitas e qualquer pessoa pode participar.

Além da conferência de abertura, no dia 8, o evento abordará cinco painéis:

1- Pandemias: passado, presente e futuro;

2- Instituições de Ensino: presente e futuro;

3- Informação e política na pandemia: narrativas em conflito;

4- Arte, cultura e humanidade(s): reflexões na pandemia;

5- Ciência, tecnologia e desenvolvimento: o papel do Estado.

 

Nomes em destaque
Na terça-feira, dia 9, participam do painel Pandemias: passado, presente e futuro a pesquisadora Cristiani Vieira Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a pesquisadora Cristiana Toscano. Esta última é professora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG e foi a única especialista da América Latina indicada para compor o Grupo Estratégico Internacional de Experts em Vacinas e Vacinação (SAGE – Strategic Advisory Group of Experts for vaccines and vaccination) da Organização Mundial da Saúde (OMS) em seu Grupo de Trabalho de Vacinas para Covid-19.

Na quarta-feira, dia 10, o painel Instituições de Ensino: presente e futuro terá as participações do físico Marcelo Knobel, atual reitor da Unicamp, do reitor do Instituto Federal Fluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, e do professor Luiz Dourado, da UFG, que por diversas vezes foi membro de conselhos técnico-científicos na Capes e Ministério da Educação.

No dia 12, sexta-feira, o destaque do painel Informação e política na pandemia: narrativas em conflito é a cientista social Esther Solano. Ela é professora da Universidade Federal de São Paulo e da Universidad Complutense de Madrid. A docente é autora de vários livros, capítulos e artigos sobre conflitos urbanos e atuais dinâmicas sociais, é colaboradora frequente de meios de comunicação nacionais e estrangeiros.

O painel Arte, cultura e humanidade(s): reflexões na pandemia ocorre no dia 15 e tem como destaques Maria Rita Kehl e o Fernando Hashimoto. A psicanalista e jornalista Maria Rita Kehl e especialmente conhecida por seu livro O Tempo e o Cão - A Atualidade das Depressões, que em 2010 venceu o Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria "Educação, Psicologia e Psicanálise". Já o músico  Fernando Hashimoto é professor da Unicamp, onde tem desenvolvido pesquisa reconhecida internacionalmente sobre o repertório brasileiro para percussão.

No dia 16, o Simpósio é encerrado com o painel Ciência, tecnologia e desenvolvimento: o papel do Estado. O debate será constituído pelo físico Ildeu de Castro Moreira, que desde 2017 é presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); e pelo economista Paulo Gala, professor visitante nas Universidades de Cambridge (Reino Unido), em 2004, e Columbia (EUA), em 2005, e atualmente é professor da Fundação Getúlio Vargas (SP).