Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 26/06/2020 - Notícias

“Reabertura do comércio ocorre no pior momento possível”, alerta doutora em Epidemiologia e Saúde Pública

#BatePapoAdufg recebeu professora Erika Silveira, da UFG

“Reabertura do comércio ocorre no pior momento possível”, alerta doutora em Epidemiologia e Saúde Pública

“Não é o momento adequado para reabrir o comércio. Estamos na pior fase desde o início da pandemia”, afirmou a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutora em Epidemiologia e Saúde Pública, Erika Silveira, nesta quinta-feira (25/06), no #BatePapoAdufg. Ela alertou que o número de casos do novo coronavírus (Covid-19) está em franco crescimento em Goiânia e no interior de Goiás.

Segundo a professora, o cenário poderia ser outro em todo o Estado se a flexibilização não tivesse sido feita precocemente. “Os casos estão crescendo na medida em há o relaxamento das medidas. Com a flexibilização total, ficará muito complicado porque a taxa de ocupação de UTIs do SUS já está acima de 80%”, alertou.

Erika também explicou que o período mais complicado deve ser registrado na segunda quinzena de julho. “Antes da reabertura do comércio, o número de casos e de mortes já estava crescendo. A expectativa é que os dois índices cresçam ainda mais”.

Para a professora, a reabertura deveria ser escalonada e com no mínimo 15 dias entre as etapas. “Isso ajudaria a ter condições de analisar melhor a situação. O relaxamento deveria ser feito no momento que a curva epidêmica começasse a apresentar queda”, assegurou.

O diretor administrativo do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), professor João Batista de Deus, que mediou a live, também ressaltou a preocupação com a reabertura. “A medida tem preocupado especialistas. A pandemia ainda não foi estabilizada e isso é temerário”, disse.

A íntegra da live está disponível em www.youtube.com/AdufgSindicato.