Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 24/07/2020 - Notícias

“Desinformação gera falta de adesão da população aos cuidados contra a Covid-19”, alerta jornalista Cileide Alves

#BatePapoAdufg debateu os impactos das fake news em tempos de pandemia

“Desinformação gera falta de adesão da população aos cuidados contra a Covid-19”, alerta jornalista Cileide Alves

“A desinformação gera falta de adesão da população aos cuidados básicos contra o novo coronavírus”, afirmou a jornalista Cileide Alves nesta quinta-feira (23/07), ao participar do #BatePapoAdufg, que discutiu os impactos das fake news em tempos de pandemia. “É preciso ter responsabilidade com o próximo e consigo mesmo”, completou.

No debate, a jornalista alertou que parte da população ainda não percebeu a gravidade da propagação de informações incorretas pelas redes sociais. “Precisamos desenvolver uma espécie de midiática. Estamos em um período de barbárie nas redes sociais e as pessoas acham que o que falam ali é o mesmo que falar numa mesa de bar, por exemplo”, destacou.

Cileide, que já foi editora-chefe do jornal O Popular, também destacou a importância do jornalismo profissional para minimizar os impactos da desinformação durante a pandemia. “Mesmo diante de uma longa crise financeira – que resultou na redução do número de jornalistas nas redações -, a imprensa tem conseguido mostrar sua importância neste período tão difícil. Nosso grande campo de batalha está no convencimento, uma vez que temos uma série de informações muito novas e de pouco conhecimento. Tem sido mais difícil convencer as pessoas”, disse.

Ainda sobre a atuação da imprensa, a jornalista lembrou que, atualmente, há desafios bastante complexos. “O primeiro é traduzir as informações corretas para a sociedade. O outro é mais árido, que é trabalhar contra a desinformação, feita por canais que não são usados pelos jornalistas, mas que tem poder de disseminação muito maior”.

Para o diretor de Promoções Sociais, Culturais e Científicas do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), professor Daniel Christino, a situação é agravada porque parte da população busca por informações que apenas confirmem seu ponto de vista. “Informação de qualidade é cara, mas o ‘fast food’ de informação sem confirmação está nas redes sociais”, explicou.

A convidada
Cileide é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestre em História pela mesma instituição. Trabalhou por 28 anos no jornal O Popular e foi comentarista política da Rádio Interativa. Também ajudou na criação e produção do PodFaler, primeiro podcast de análise política de Goiás. Atualmente, é uma das apresentadoras do programa Manhã Sagres, da Rádio 730.