Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 24/07/2020 - Notícias

CBN: Brasileira em grupo de estudo da OMS prevê vacina 'viável' contra a Covid-19 até maio

Em entrevista ao Jornal da CBN, a única pesquisadora brasileira do Grupo Estratégico Internacional de Experts em Vacinas e Vacinação da OMS, Cristiana Toscano, disse esperar que os resultados da terceira e mais importante etapa de testes de candidatas a vacina saiam até o fim do ano. A infectologista também comentou que as mutações que o vírus sofre não são grandes o suficiente para requerer diferentes tipos de vacina, o que, segundo ela, 'é tranquilizador'.

CBN: Brasileira em grupo de estudo da OMS prevê vacina 'viável' contra a Covid-19 até maio
Vacina contra a Covid-19 é testada no Brasil. Foto: Cesar Conventi / Fotoarena / Agência O Globo

A infectologista e integrante de um grupo da Organização Mundial da Saúde que pesquisa uma vacina contra a Covid-19 Cristiana Toscano afirmou, ao Jornal da CBN, que, num cenário otimista, a imunização deve ser viabilizada entre abril e maio do ano que vem. Ela disse que as mutações do coronavírus registradas até o momento não impactam nos estudos mais avançados do medicamento:

“O Sars-CoV2, o novo coronavírus, é um vírus RNA, e, como todos os vírus RNA, ele é suscetível e passível de mutações. Mas, por sorte, diferente de outros vírus RNA, por exemplo, a influenza, ele sofre menos mutações importantes. No Brasil e também no mundo inteiro, o que tem se observado é que ocorrem mutações, mas elas não são grandes o suficiente para requerer vacinas diferentes para tipos diferentes de vírus.”

Cristiana Toscano também comentou que a decisão do governo americano de comprar todas as doses das farmacêuticas Pfizer e BioNTech em 2020 causa preocupação. Por isso, ela destacou a importância da criação de um fundo internacional para garantir o acesso dos países mais pobres ao medicamento, além de financiar a produção das doses:

“Isso, atualmente, já contempla a participação de mais de cem países. Até o final deste mês, então, no início da semana que vem, vai haver uma reunião do GAV (Aliança Mundial para Vacinas) com a Organização Mundial da Saúde e os países que já indicaram interesse em participação para formalizar e finalizar isso. Então, essa semana é uma semana muito importante nesse sentido, porque, caso isso avance e caso, de fato, a gente tenha a capitalização desse fundo suficiente para estimular e para subsidiar e financiar esse processo todo, esse vai ser um ‘turning point’.”

A infectologista ainda disse que coalizões internacionais estão investindo na ampliação da capacidade de produção de uma possível vacina. Ela afirmou, no entanto, que isso não será suficiente para atender à demanda global. Assim, a OMS já desenvolve uma estratégia de vacinação:

“A gente tem trabalhado na definição - e isso também depende das vacinas que estão sendo testadas, do desenho do ensaio clínico, em quem estão sendo testadas e da plataforma tecnológica utilizada – que é quem seriam, então, quais os grupos prioritários, em quais momentos que esses grupos prioritários receberiam essa vacina, porque não vai dar para vacinar todo mundo, de uma vez só, logo no início. Então, é um processo de definição de estratégias de vacinação, incluindo grupos de priorização e cronogramas de vacinação ao longo do tempo.”

Cristiana Toscano é infectologista, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Goiás, além de única pesquisadora brasileira do Grupo Estratégico Internacional de Experts em Vacinas e Vacinação da OMS.