Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 31/07/2020 - Notícias

Eficiência do Estado social e os direitos da população foram discutidos no #BatePapoAdufg

Live recebeu professor Tadeu Arrais, da UFG

Eficiência do Estado social e os direitos da população foram discutidos no #BatePapoAdufg

“Vivemos um discurso de Estado ineficiente e nosso objetivo é mostrar que isso nem sempre é uma realidade”, afirmou o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Tadeu Arrais, nesta quinta-feira (30/07), ao participar do #BatePapoAdufg, que teve como tema “Estado social e direitos da população”. “Mesmo com as dificuldades, temos, por exemplo, o Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios”, lembrou.

O docente também apontou falhas no modelo. “Existem vários problemas, como em toda democracia, mas, historicamente, o Estado social só não foi eficiente para as camadas mais baixas da população”, disse.

Tadeu lembrou que, apesar de ter contribuído para reduzir a desigualdade nas últimas décadas, o Estado social ainda apresenta desafios. “Podemos citar como exemplo a questão da tributação. Se a renda do trabalho é ‘drenada’ por impostos, nos ricos, ela se transforma em poupança. Já para os pobres, ela se torna um gasto”, explica.

O docente, que possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), também coordena o projeto Observatório do Estado Social Brasileiro. A iniciativa reúne informações e dados relevantes sobre ações do Estado Social, como, por exemplo, índices de escolaridade da população, previdência, trabalho, programas sociais, saúde, regime fiscal, democracia e outros. Os dados subsidiarão pesquisas e estudos, mas também podem ser acessados pela comunidade.

O diretor Administrativo do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), professor João Batista de Deus – que mediou a live -, também comentou sobre o papel do Estado. “Mais importante do que definir o tamanho do Estado, é preciso definir o seu papel distributivo”, ressaltou.