Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 30/11/2020 - Notícias

O GLOBO: Em cinco anos, Brasil bate recorde com mais de meio milhão de professores formados à distância

Em 2019, pela primeira vez na História, houve mais educadores terminando seus cursos na modalidade não-presencial do que fisicamente em salas de aulas

O GLOBO: Em cinco anos, Brasil bate recorde com mais de meio milhão de professores formados à distância
Vanessa dos Anjos estuda Pedagogia da varanda de sua casa em Realengo, Zona Oeste do Rio Foto: Antonio Scorza / Agência O Globo

O Brasil formou, entre 2015 e 2019, mais de meio milhão de educadores em cursos à distância, um recorde. No ano passado, pela primeira vez na História, houve mais pedagogos e professores terminando seus cursos na modalidade não-presencial do que fisicamente em salas de aulas.

Nesses cinco anos, foram 1,2 milhão de educadores formados no país. Desses, 533 (42%) mil estudaram à distância. Já em 2019, dos 254 mil que completaram os cursos de pedagogia e licenciaturas, 133 mil (56%) tiveram as aulas de forma não-presencial.

A formação à distância tem seus desafios. Vanessa dos Anjos, que cursa o 6º período de Pedagogia da Centro universitário Augusto Motta (Unisuam), está satisfeita com seu curso, mas diz que teve problemas de comunicação.

— Às vezes, o professor demora muito a dar a resposta da sua dúvida e fica uma coisa fria. Você e o computador. Mas isso tem melhorado com mais tutores — diz a morador de Realengo, no Rio.

No fim de 2019, contra a pressão das universidades privadas, o Conselho Nacional de Educação (CNE) determinou na Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica que a formação de professores à distância deveria ter pelo menos 2.400 horas remotas e outras 800 presenciais.

— A base tem um conjunto de habilidades que a universidade tem que desenvolver no aluno que se tornará professor e define que o Inep tem até o fim de 2021 para iniciar um processo de avaliação de formação docente — explica Mozart Ramos, membro do CNE.