Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 22/01/2021 - Notícias

Carreata em Goiânia pede impeachment de Bolsonaro

Carreata em Goiânia pede impeachment de Bolsonaro

Mais de 150 veículos percorreram as ruas de Goiânia nesta sexta-feira (22/01), em carreata de protesto contra as ações do governo Bolsonaro. O ato – organizado pelo Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e da Soberania -, também defendeu o impeachment do mandatário. “Não dá mais para aguentar um governo que trata a pandemia com descaso. Mais de 215 mil brasileiros já morreram vítimas do coronavírus. Além disso, o governo tem atacado fortemente os servidores públicos”, afirmou o presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adfug-Sindicato), Flávio Alves da Silva.

A carreata, que contou com a participação de membros de diversas entidades sindicais, também defendeu a vacinação da população contra a Covid-19 e repudiou a atuação do governo, que resultou no colapso da saúde, na falta de oxigênio e Manaus e no atraso da aquisição de vacinas e insumos. “Estamos vivendo um momento histórico. Temos que fazer o que é possível para combater o governo genocida que se instaurou no Brasil. Queremos vacina para todos”, declarou o diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensão do Adufg, professor Abraão Garcia Gomes.

Para o professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (UFG), Osni Silva, o ato serve como resposta aos ataques de Bolsonaro. “Estamos aqui demonstrando nossa indignação pelo que está sendo feito no País por um governo genocida, que preferiu apostar no caos do que na vacina. Se não fizermos algo rápido, a crise no Amazonas terá sido apenas o começo e, logo, será realidade em todo o Brasil”, protestou. “Se não superarmos o fascismo, ele vai nos engolir”, completou o professor Pitias Alves Lobo.

Além de representantes do Adufg, estiveram presentes membros do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-Ifesgo) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). “Estamos aqui para derrubar este governo fascista, que está pregando a morte dos brasileiros, que faz de tudo para que os brasileiros não sejam vacinados”, declarou Fernando da Motta. “Estamos aqui na luta pela vacinação geral, pelo respeito à vida do povo brasileiro. No momento nós temos um genocida fascista no poder que não fez enfrentamento da pandemia. O povo brasileiro hoje se une em uma voz só: fora Bolsonaro!”, concorda Railton Nascimento, da CTB.

O ato também contou com a presença de lideranças políticas. “Este é um ato para salvar vidas no Brasil. Precisamos de vacinas, precisamos de auxílio emergencial porque as pessoas estão sem comida, e para isso precisamos afastar o Bolsonaro e a participação de todos é muito importante para proteger o Brasil”, declarou o vereador Mauro Rubem.

“Hoje é uma manifestação muito importante que reúne a UNE, partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais, enfim, a população de Goiânia que quer defender a vida, o SUS, o serviço público e que quer vacina para todos já! Nós entendemos que o governo Bolsonaro é extremamente incompetente, irresponsável com a vida das pessoas”, declarou a deputada estadual Adriana Accorsi, “somos um dos países em que mais morreram pessoas por causa dessa pandemia no mundo e vai continuar assim caso a gente não tire esse genocida. Bolsonaro é um genocida que precisa ser retirado do poder par salvar as nossas vidas”.

E com o movimento estudantil: “este é um ato importante pelo momento em que vivemos. O governo vai além do descaso e a sociedade civil precisa lutar pela imunização”, declarou Eduardo Campos, diretor de universidades públicas da UNE, “é fundamental a participação dos estudantes, especialmente universitários, pela aula de cidadania que as universidades deram desde a doação de equipamentos até no auxílio do desenvolvimento da vacina”.