Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 25/02/2021 - Notícias

Adufg-Sindicato envia ofício aos senadores goianos para que votem contra a desvinculação das verbas da saúde e da educação

Adufg-Sindicato envia ofício aos senadores goianos para que votem contra a desvinculação das verbas da saúde e da educação

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), representado pelo seu presidente, professor Flávio Alves da Silva, enviou o ofício n° 019/2021 aos senadores goianos solicitando o apoio dos parlamentares contra as Propostas de Emendas Constitucionais (PECs) 186 e 188 de 2019 que reduzem salários e direitos dos servidores públicos e que retiram verbas das áreas da saúde e da educação.

Conhecidas como PEC Emergencial (186/19) e PEC do Pacto Federativo (188/19), ambas de autoria do senador Fernando Bezerra (MDB), as propostas podem ser votadas a toque de caixa ainda nesta quinta-feira (25/02), como moeda de troca pela retomada do auxílio emergencial.

A PEC 186 afeta diretamente os servidores e o serviço público ao estabelecer gatilhos acionados sempre que as contas estiverem no vermelho, com medidas como: redução de até 25% da jornada e salários dos servidores; proibição de reajuste, proibição da criação de novos cargos e de realização de novos concursos, exceto casos de vacância; vedação de progressão na carreira e proibição do ganho real do salário mínimo.

Já a PEC 188/19 traz retrocessos para as políticas sociais, especialmente para a educação e a saúde. Nela será debatida a vinculação constitucional para a educação e a saúde, podendo ambas ser fundidas numa só rubrica ou mesmo serem extintas integral ou parcialmente, acabando com a obrigatoriedade de investimento mínimo nestas áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.

O ofício reconhece que este “é mais um ataque que se coloca como parte do projeto de destruição da soberania nacional por meio do desmonte da educação e da ciência, que se mostraram fundamentais nesse momento de pandemia”, e alerta que votar a favor destas PECs “é fazer uma opção muito clara, de injetar dinheiro nos bancos e no mercado financeiro e ao mesmo tempo acabar com a educação e com o serviço público brasileiro”.

Você também pode cobrar o voto negativo dos senadores goianos!

 

Copie e cole o texto abaixo:

 

Prezado Senador,

Precisamos de seu apoio na defesa da educação pública e da saúde, serviços essenciais para a população. A oferta desses serviços públicos é a garantia de acesso do povo goiano aos direitos consagrados na constituição brasileira.  

Não vote contra os serviços públicos e a parcela da população que mais necessita deles. 

Vote NÃO às PECs 186/19 e 188/19.

 

Veja abaixo os contatos dos senadores de Goiás:

 

Jorge Kajuru (Cidadania)

- E-mail: sen.jorgekajuru@senado.leg.br

- Facebook: https://www.facebook.com/kajurugoias/

- Instagram: https://www.instagram.com/senadorkajuru/

- Twitter: https://twitter.com/SenadorKajuru

 

Luiz do Carmo (MDB)

- E-mail: sen.luizcarlosdocarmo@senado.leg.br 

- Facebook: https://www.facebook.com/luizdocarmosenador

- Instagram: https://www.instagram.com/luizdocarmosenador/

- Twitter: https: https://twitter.com/_luizdocarmo

 

Vanderlan Cardoso (PSD)

- E-mail: sen.vanderlancardoso@senado.leg.br 

- Facebook: https://www.facebook.com/VanderlanCardosoOficial

- Instagram: https://www.instagram.com/vanderlancardosooficial/

- Twitter: https://twitter.com/Vanderlan_VC