Publicado em 26/02/2021 - Notícias

Diretoria do Adufg-Sindicato assina carta aberta em defesa da assistência estudantil

A diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) assinou, através de seu presidente, professor Flávio Alves da Silva, nesta sexta-feira (26/02), uma carta aberta do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Goiás (DCE-UFG) em apoio aos estudantes e em defesa da assistência estudantil.

A carta aberta, publicada hoje, visa informar os professores da universidade da precarização da assistência estudantil após novas portarias da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) que reduziu o número de bolsas e seus valores, além de outras alterações que impactaram negativamente os estudantes periféricos e de baixa renda que dependem do auxílio.

“O orçamento que tem sido destinado não dá conta da demanda da universidade”, esclarece a carta, “[a] assistência estudantil é fundamental para garantir a permanência de inúmeros estudantes”.

O professor Flávio alerta que “é importante que os docentes conheçam as dificuldades dos nossos estudantes e que estejamos dispostos a proteger aqueles em situação mais vulnerável”.

Além de assinar a carta, a diretoria do Adufg irá apoiar e participar de uma Assembleia Geral dos estudantes que será realizada de forma virtual às 19h da próxima quinta-feira (04/03) que terá como pauta a assistência estudantil e os cortes sofridos pela UFG.

“Só a nossa união e mobilização derrotará o Governo Bolsonaro e todo o mal que ele tem causado para a universidade pública. É preciso resistência e coragem para enfrentar a situação de desmonte que passa a nossa universidade”, finaliza a carta.

Você pode conferir o documento na íntegra clicando aqui.