Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 30/03/2021 - Notícias

Professor da UFG divulga posicionamento sobre declarações relacionadas à pandemia

“Eu quero pedir desculpas aos colegas, a todos os dirigentes da honrada instituição em que trabalho e a toda comunidade pelas minhas palavras que foram mal interpretadas pelos mesmos que divulgaram o vídeo sem autorização, infelizmente tirando-as do contexto”, diz o docente

Professor da UFG divulga posicionamento sobre declarações relacionadas à pandemia

O professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), José Ricardo Sabino, divulgou na noite desta segunda-feira (29/03), posicionamento sobre suas falas relacionadas à pandemia de Covid-19, que ganharam destaque na última semana. “Eu quero pedir desculpas aos colegas, a todos os dirigentes da honrada instituição em que trabalho e a toda comunidade pelas minhas palavras que foram mal interpretadas pelos mesmos que divulgaram o vídeo sem autorização, infelizmente tirando-as do contexto”, afirmou em nota.

No texto, o docente também destaca que tem consciência da gravidade a pandemia e que é solidário com os familiares e amigos das pessoas acometidas pela doença. Também declarou respeito pelas medidas de prevenção. “Respeito e recomendo as providências de prevenção, higiene das mãos, não participar de aglomerações, uso de máscaras de proteção”, disse.

Por fim, José Ricardo reconheceu a importância do SUS no combate à pandemia. “Tenho convicção que, por meio do desenvolvimento do conhecimento científico, seremos capazes de encontrar uma solução definitiva para a crise sanitária que vivenciamos”, concluiu.


Confira, abaixo, a íntegra do posicionamento:
 

Posicionamento Frente às Manifestações de Repúdio

Eu quero pedir desculpas aos colegas, a todos os dirigentes da honrada instituição em que trabalho e a toda comunidade pelas minhas palavras que foram mal interpretadas pelos mesmos que divulgaram esse vídeo sem autorização, infelizmente tirando-as do contexto, tentando imputar a mim uma fala cujo sentido e intenção, nunca foram aqueles divulgados.

Quero afirmar que estou ciente da gravidade dessa crise e do seu agravamento com um vultoso aumento de casos. Solidarizo-me com as famílias das pessoas acometidas gravemente por essa doença e por todas as outras doenças, especialmente com aquelas que perderam entes queridos.

Respeito e recomendo as providências de prevenção, higiene das mãos, não participar de aglomeração, uso de máscaras de proteção e desejo acesso às vacinas para todos e todas, e confesso que fico triste por ter sido privado de diálogo justamente pelas pessoas que querem me responsabilizar, sem compreenderem minha verdadeira intenção e o contexto das falas.

Manifesto minha tristeza por essa confusão, sendo fato que o ponto a que me referia naquele fragmento de vídeo, e disseram que teria sido em tom irônico e desrespeitoso às vítimas, é o descaso com a saúde que não é um acaso e nem um dado momentâneo. Parece-me, infelizmente, ser uma falha do projeto do sistema de saúde, no qual enfrentamos falta de leitos de enfermaria e de UTI, bem como de materiais e insumos e que, apesar de bastante agravadas com a pandemia, são situações que aparecem nas manchetes dos noticiários há décadas.

Por fim, reitero minha solidariedade com todas e todos que, de alguma forma, sofreram os impactos desta pandemia, reconhecendo a importância do S.U.S. e do H.C. no combate aos efeitos da pandemia no Estado de Goiás, e tenho convicção que, por meio do desenvolvimento do conhecimento científico e de vacinas, seremos capazes de encontrar uma solução definitiva para a crise sanitária que vivenciamos.

Goiânia, 29 de março de 2021.
José Ricardo Sabino