Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 09/09/2021 - Notícias

Parceria entre UFG e empresa Merck promete trazer inovação para Goiás

Aliança contribui para a consolidação de grupo de excelência em testes rápidos

Parceria entre UFG e empresa Merck promete trazer inovação para Goiás

A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), e a Merck, empresa alemã líder em ciência e tecnologia, inauguraram nesta quinta-feira (09/09) o Centro de Inovação em Tecnologia. O objetivo é implementar um espaço de prototipagem e treinamento para testes diagnósticos rápidos no recém-inaugurado Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologias em Saúde (CMBiotecs).

Na solenidade virtual, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, ressaltou a importância da parceria entre a instituição e a empresa. “Todos temos a ganhar com a evolução dessa aliança. As universidades precisam se internacionalizar, e para isso precisam de bons parceiros. Essa construção vem se mostrando cada vez mais sólida e o maior resultado de tudo isso é sem dúvidas a formação de pessoas, que faz com que a roda gire e o estado avance no mundo moderno. Sonhamos com um País soberano e isso só é possível com ciência, tecnologia, inovação, educação de qualidade e parcerias. Desejo sucesso e vida longa ao nosso Hub de inovação”, discursou.

Em seu discurso, o gerente de Inovação para a América Latina da Merck Life Science, Misael da Silva Papalardo, lembrou que esse é o primeiro centro no Brasil a concentrar técnicas de biologia molecular, biossensores eletroquímicos e testes rápidos por imunocromatografia de fluxo lateral em um mesmo local. Segundo ele, além de recursos financeiros, a parceria envolve a doação de equipamentos e contribuição técnico-cientifica para o desenvolvimento profissional em projetos de centro de inovação.

“Para nós, é motivo de muito orgulho poder contribuir com a capacitação de pesquisadores no Brasil. A área de diagnóstica é fundamental para superar desafios científicos, que ficaram mais evidentes com a pandemia da Covid-19”, disse o gerente.

Além deles, estiveram presentes na solenidade a vice-reitora da UFG, professora Sandramara Matias Chaves; o diretor do IPTSP/UFG, José Clecildo Barreto; o secretário de Saúde do Estado de Goiás, Ismael Alexandrino; a coordenadora do Laboratório de Desenvolvimento e Produção de Testes Rápidos - CM Biotecs/IPTSP/UFG, professora Samira Buhrer; entre outras autoridades.