Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 24/09/2021 - Notícias

Último debate da etapa regional do XVII Encontro Nacional da Proifes-Federação aborda organização do movimento sindical

Docentes discutiram o papel das entidades sindicais e os seus desafios

Último debate da etapa regional do XVII Encontro Nacional da Proifes-Federação aborda organização do movimento sindical

“Esse período turbulento pelo qual estamos passando reforça a importância de debatermos o papel das entidades sindicais. É algo extremamente complexo, pois nossa democracia é jovem e tivemos poucos momentos de liberdade. Por isso, é fundamental haver discussões para chegarmos a um modelo adequado de organização sindical, capaz de representar toda a categoria”. A afirmação do coordenador do Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania, João Pires, foi durante o último dia da etapa regional do XVII Encontro Nacional da Proifes-Federação, promovido pelo Adufg-Sindicato, na última quinta-feira (23/09).

Ele debateu o tema “Organização do movimento sindical frente aos novos desafios”, ao lado do professor Emanuel Lins Freire Vasconcelos, diretor de Assuntos Jurídicos da Proifes; e do professor Flávio Alves da Silva, presidente do Adufg-Sindicato, responsável pela mediação.

Flávio ressaltou que o momento exige grandes esforços dos movimentos sindicais, considerando os constantes ataques e retrocessos do Governo Federal. “Temos muito o que fazer. Nossa categoria está há quase quatro anos sem reajuste salarial, com quase 30% de defasagem. Para os técnicos, esse percentual é maior ainda. Mais do que nunca, devemos nos organizar para lutarmos pelos nossos direitos”.

Reconhecendo também a necessidade da luta, Emanuel enfatizou que o movimento docente precisa se engajar e dialogar com as demandas da sociedade. “Um movimento que não compreende a necessidade história de democratizar a universidade, é um movimento que se divorcia da realidade e da sua base”, refletiu.