Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 25/02/2022 - Notícias

Portaria regulamenta exigência do comprovante de vacinação contra a Covid-19 na UFG

Em novembro do ano passado, a adoção do passaporte vacinal foi aprovada em reunião do Consuni após pedido do Adufg-Sindicato

Portaria regulamenta exigência do comprovante de vacinação contra a Covid-19 na UFG

A Universidade Federal de Goiás (UFG) publicou nesta sexta-feira (25/02), uma portaria que estabelece os procedimentos relacionados à exigência do comprovante de vacinação para Covid-19, tanto da comunidade universitária (estudantes, técnico-administrativos, docentes e colaboradores) quanto do público externo (visitantes), nas atividades presenciais da instituição.

Desta forma, comunidade universitária e o público externo deverão comprovar a vacinação contra o coronavírus para acesso e circulação nas dependências da UFG. O envio do comprovante será realizado por formulário eletrônico padronizado disponibilizado no site https://retomada.ufg.br/.

Vale ressaltar que o passaporte de vacinação foi aprovado em novembro do ano passado pelo Conselho Universitário (Consuni), com 55 votos favoráveis. A pauta foi colocada em votação após pedido do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato).

Definições

Pela portaria, ficou definido que a comprovação da vacinação deverá estar em conformidade com o ciclo vacinal, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde. Às empresas contratadas caberá a exigência de comprovação de vacinação dos colaboradores terceirizados.

Serão considerados comprovantes de vacinação os seguintes documentos oficiais: comprovante/caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação por instituição governamental brasileira ou estrangeira; e Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, do Ministério da Saúde, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde - Conecte SUS.

O acesso da comunidade universitária e do público externo com contraindicação da vacina contra a Covid-19 poderá ocorrer mediante apresentação de atestado médico que justifique essa condição.

Importância
O presidente do Adufg-Sindicato, professor Flávio Alves da Silva, ressalta a importância da medida adotada pela UFG no ambiente acadêmico. “Na visão da ciência, o passaporte de vacinação é uma política pública para a proteção coletiva e o estímulo da imunização. Vacinas salvam vidas e todos os dados científicos comprovam isso”, destaca.

Clique aqui e confira a íntegra da portaria.