Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 20/04/2022 - Notícias

Em reunião com dirigentes da UFG, Adufg-Sindicato e Sint-Ifes apontam urgência na questão da insalubridade dos servidores

Encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira (20/04) com a participação da reitoria e do novo diretor de atenção à saúde do servidor

Em reunião com dirigentes da UFG, Adufg-Sindicato e Sint-Ifes apontam urgência na questão da insalubridade dos servidores

“Queremos que a Universidade Federal de Goiás seja uma referência em saúde do servidor”, enfatizou a reitora da instituição, Angelita Pereira de Lima, durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (20/04) com representantes do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) e do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativo em Educação do Estado de Goiás (Sint-Ifes). O encontro foi realizado no auditório da Biblioteca Central e contou com a participação do titular da Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DASS), o engenheiro de segurança do trabalho, Marcelo Amorim; do Pró-Reitor de Gestão de Pessoas – Propessoas, Everton Wirbitzki da Silveira; e do vice-reitor, Jesiel Freitas Carvalho.

O diretor administrativo do Adufg-Sindicato, professor João Batista de Deus, representou o presidente da entidade, professor Flávio Alves da Silva, durante a reunião. Na ocasião, o diretor apontou que a situação morosa da emissão dos laudos para o adicional de insalubridade dos servidores da UFG já se arrasta há anos, e reforçou que é necessário solucionar a questão para garantir a qualidade de vida de todos que trabalham na instituição. "É fundamental, precisa ser resolvido o quanto antes. Estamos esperançosos com a chegada do Marcelo Amorim para nos ajudar nessa questão. Eu espero que esse problema da insalubridade seja uma questão superada aqui na UFG o mais breve possível. Temos que cuidar da saúde dos nossos servidores agora. Somos todos colegas, quem dirige a UFG são nossos colegas, e tanto o Adufg-Sindicato quanto o Sint-Ifes estarão vigilantes”, pontuou João de Deus.

Fernando Mota, presidente do Sint-Ifes Goiás, cobrou da reitoria e de Amorim celeridade na resolução da questão. Mota comentou que a chegada de Amorim para assumir o DASS reflete o desejo da gestão da universidade em atuar com mais intensidade na defesa da qualidade de vida e de trabalho dos servidores, o que é um ponto favorável. “Nós temos vários casos de servidores que atuam em ambientes insalubres e/ou periculosos, e sempre ouvimos que a UFG nunca entregou nenhum Equipamento de Proteção Individual para os trabalhadores. Então, Marcelo, é importante que haja essa atenção e cuidado com a saúde dos nossos servidores. Peço que a UFG priorize os EPIs necessários adequados a todos os ambientes.”

O assessor jurídico do Adufg-Sindicato, Elias Menta, participou da reunião e questionou ao novo titular do DASS sobre algumas questões, como por exemplo a forma como se pensa a emissão dos laudos e a participação dos sindicatos no processo, a fundamentação na emissão dos laudos, e sobre as análises quantitativas. “Nós, enquanto sindicato que representa os docentes, queremos participar desse debate e processo. Seria importante que a comissão recebesse agentes externos”, solicitou o advogado.

Durante a reunião, Marcelo Amorim elencou alguns pontos que serão prioridades em sua gestão, entre eles a formação de comissão de trabalho para tratar de adicionais comissionais, cuja equipe ficará responsável pela emissão dos laudos; a realização de laudos ambientais em vez de individuais, como a universidade vem praticando há alguns anos; elaboração de um programa de gerenciamento de riscos; capacitação dos servidores que atuarão em todos esses processos e a realização de exames periódicos. “Vamos fazer o que a lei manda e nada além disso. Já estamos realizando reuniões com a Reitoria e Pró-Reitorias para discutir todas as ações necessárias.

Em poucos momentos de fala, a reitora enfatizou que a segurança e a saúde do servidor público da UFG estão na pauta de prioridades da atual gestão, que começou no dia 11 de janeiro.