Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 21/01/2026 - Folha de São Paulo, Na mídia
Políticos de esquerda assinam manifesto contra avanço da 'direita radical' no mundo
Ao menos 230 personalidades de 50 países endossaram documento, que cita 'agressões imperialistas'
Políticos de esquerda assinaram um manifesto no qual advertem para o avanço da extrema direita no mundo e criticam a "intensificação de agressões imperialistas destinadas a se apropriar de recursos e explorar populações".
O documento é assinado por 230 personalidades de 50 países. No Brasil, assinaram o escritor Frei Betto, as deputadas federais Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS), os ex-governadores do Rio Grande do Sul Tarso Genro e Olivio Dutra e João Pedro Stedile, uma das lideranças do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), entre outros nomes.
O manifesto afirma que extrema direita e as forças neofascistas estão avançando em todos os continentes" e cita elementos comuns que comprovariam isso, como tentativas de flexibilizar proteções trabalhistas, privatizações e políticas de austeridade, além do aumento de gastos militares.
Segundo o texto, há uma tentativa de direcionar um descontentamento com o neoliberalismo a "grupos oprimidos e espoliados", entre eles migrantes, mulheres, pessoas LGBTQIA+ e beneficiários de programas sociais.
"O desejo de acumular riqueza nas mãos do capital e a busca incansável pelo lucro máximo que sustentam as políticas da extrema direita também se manifestam na intensificação de agressões imperialistas destinadas a se apropriar de recursos e explorar populações", indica o texto.
"Esse fenômeno está entrelaçado à perpetuação de situações coloniais, exemplificadas pelo caso da Palestina, onde assume a forma de um genocídio orquestrado pelo Estado de Israel com a cumplicidade de seus aliados imperialistas", prossegue.
O documento defende a aliança de forças para coordenar ações concretas e convoca a Conferência Internacional Antifascista e Anti-imperialista, que será realizada em Porto Alegre de 26 a 29 de março.