Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 05/10/2022 - Na mídia, UOL

Ministra do STF aponta possibilidade real de crime de Bolsonaro com pastores do MEC

Ministra do STF aponta possibilidade real de crime de Bolsonaro com pastores do MEC

Em decisão enviada hoje à PF (Polícia Federal), a ministra Cármen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou que as provas apresentadas no processo que investiga suposta prática de corrupção no MEC (Ministério da Educação) durante a gestão do pastor Milton Ribeiro indicam "possibilidade real e concreta" de envolvimento do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Uma interceptação telefônica feita pela corporação sugere que o ex-ministro passou a suspeitar que seria alvo de busca e apreensão após uma conversa com o mandatário no início deste ano. "Evidencia-se, nos autos, que somente após a demonstração de fatos novos, consistentes na conversa do dia 22 de junho de 2022, que confirma a conversa do dia 9 de junho de 2022, pode-se concluir pela possibilidade real e concreta de eventual participação do presidente da República em atos relacionados ao que se apura neste inquérito", escreveu a magistrada em despacho enviado à corporação.

A suspeita de interferência e de vazamento da operação Acesso Pago, que prendeu Ribeiro, embasaram a decisão do juiz Renato Borelli de enviar o caso para o STF. O processo corre em segredo de Justiça. A PF apura o favorecimento de pastores na distribuição de verbas do MEC. "Considerando os dados processuais descritos e em face dos elementos indiciários de prova constantes dos autos, que indicam a possibilidade de envolvimento do presidente da República nos fatos em apuração, com a adoção de práticas que, se comprovadas, configuram infração penal, determino a continuidade das investigações neste STF, ao menos até que a eventual participação ou não do Presidente da República seja apurada", escreveu a ministra.

Fonte: UOL