Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 06/07/2023 - G1, Na mídia

Ministro diz que novo PAC terá obras para construção de universidades federais

Ministro diz que novo PAC terá obras para construção de universidades federais

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta terça-feira (4) que obras para construção de novas universidades e institutos federais estarão na lista de investimentos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Camilo deu a declaração em evento para anunciar a retomada das obras do campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu (PR).

Na cerimônia, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro confirmou o investimento de R$ 600 milhões da Itaipu Binacional — sob comando brasileiro de Enio Verri — para concluir as obras do campus da Unila.

Destaque no segundo mandato de Lula e no governo Dilma Rousseff, o PAC previa investimentos públicos e privados em projetos de infraestrutura no país.

De volta ao Planalto, o petista tem dito que relançará o programa. Ele tem indicado que o novo PAC deve ter a retomada de obras paradas, a aceleração das que estão em andamento e novos empreendimentos grandes áreas de investimento.

Na segunda (3), Lula afirmou que a primeira etapa das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) estará na nova rodada do programa.

O ministro da Educação não disse, no entanto, quais obras vão integrar o novo PAC.

O governo federal criou as duas últimas universidades federais do país em 2018 e 2019. Têm origem em propostas da então presidente Dilma Rousseff para desmembrar outras instituições:

2018: Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
2019: Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), desmembramento da Universidade Federal do Tocantins (UFT)
No caso dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que oferecem cursos técnicos, ensino médio e cursos de nível superior, o intervalo é maior. Toda a rede foi criada em 2008, durante o segundo mandato de Lula.