Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 13/03/2024 - Planos assistenciais

Esclarecimento sobre a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde no IRPF 2024

 Esclarecimento sobre a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde no IRPF  2024

A Unimed Goiânia informou ao Adufg-Sindicato que não enviará a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED) de 2024 aos usuários dos planos coletivos empresariais contratados pelo Adufg Sindicato, utilizando, novamente, a Instrução Normativa da Receita Federal (INRF) 2024/2022 como justificativa. No mesmo comunicado, a operadora sugeriu que o envio seja realizado pela própria entidade sindical, por meio da Declaração do Imposto sobre a Renda Retida na Fonte (DIRF).

A diretoria do Adufg-Sindicato encaminhou uma consulta à Receita Federal sobre a obrigatoriedade da Unimed em enviar a DMED aos planos coletivos, mas, até o momento, não houve retorno. Para evitar que os usuários caiam mais uma vez de forma injusta na malha fina, o Adufg-Sindicato decidiu transmitir em sua DIRF os valores pagos pelos usuários dos planos coletivos empresariais no ano de 2023.

Confira, abaixo, como realizar o procedimento:

Para os Planos Saúde Empresarial (seq. 00 e seq. 02):

Deverá ser considerado o valor que está na declaração pré-preenchida do Imposto de Renda para os Planos Empresariais (seq. 00 e seq. 02). O objetivo é evitar inconsistências na declaração de 2024.

Caso os usuários não consigam os valores na declaração pré-preenchida, é preciso solicitar o demonstrativo de valores pagos pelo e-mail adufg.adm@gmail.com .

 

Para os demais contratos (Adesão e Uniadesão) – escolha uma das opções abaixo:

Portal Unimed

O beneficiário titular deverá acessar o site www.unimedgoiania.coop.br. Em seguida, basta clicar em “beneficiário” e informar e-mail e senha cadastrados. Na próxima página, é preciso clicar na opção “clique aqui” no informativo, conforme a imagem abaixo.

Para emitir o demonstrativo IRPF 2023, o usuário deve clicar em “Minhas finanças” e “demonstrativo IR”. Em seguida, basta fazer a emissão do documento.

Assistente virtual “Jane” (site da Unimed)
1ª. Acesse unimedgoiania.coop.br, clique no botão “chat com a Jane (canto inferior direito e escolha a opção "Cliente Unimed";

2ª. Clique na opção "6 - Declarações e Imposto de Renda";

3ª Em seguida, escolha a opção "1 - Declaração para imposto de renda" e a Jane informará o link de acesso à página login de beneficiário;

4ª Após clicar no link enviado pela Jane, você deverá fazer seu login e, assim, será direcionado a uma nova página onde deverá escolher a opção "Minhas Finanças" > "Demonstrativo do IR" e clicar em "Baixar" ou "Baixar todos os contratos".
 

WhatsApp: 1º Envie uma mensagem para (62) 3216-8000 e siga as orientações a partir do 2° item acima.

Super App Unimed Goiânia

1° No Super App, arraste sua tela para baixo e acesse o banner nos "Destaques Unimed";

2ª Em seguida, você será direcionado à página de login;

3º Após o login, será aberta uma nova página onde deverá escolher a opção "Minhas Finanças" > "Demonstrativo do IR" e clicar em "Baixar" ou "Baixar todos os contratos".

Obs.: caso não seja direcionado automaticamente para a nova página, confira a mensagem destacada em seu perfil de beneficiário, pois, nela consta um "Clique Aqui" que irá direcioná-lo à página correta.

4ª Caso não consiga visualizar o banner, acesse o menu "perfil" no canto superior direito;

5º Em seguida, clique no botão "Demonstrativo de IRPF";

6ª Após clicar, siga as orientações a partir do 2° item acima.
 

Atenção!
Para os planos Uniodonto e Cunha Odontologia, deve ser considerado o valor que está na declaração pré-preenchida do Imposto de Renda.