Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 17/11/2020 - Jornal do Professor

No Dia Internacional dos Estudantes, JP Online aborda importância do movimento estudantil para a sociedade

O movimento estudantil é essencial para a sociedade, pois é a primeira formação política de qualquer cidadão”, avalia o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão. Nesta terça-feira (17/11), é comemorado o Dia Internacional dos Estudantes. A data homenageia estudantes da antiga Tchecoslováquia, que lutaram corajosamente contra as tropas nazistas que invadiram o País durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 17 de novembro de 1939, a Federação Central de Estudantes Tchecoslovacos foi invadida e vários dirigentes estudantis foram assassinados. Outros foram levados para campos de concentração, onde sofreram torturas.

A data serve para lembrar da importância do livre pensamento das instituições de ensino e do direito cidadão de protestar, especialmente contra forças antidemocráticas e contrárias à educação. Ainda mais agora, em que se fala de Escola Sem Partido e de uma crescente tentativa de sufocar o pensamento livre no espaço educacional. “O movimento estudantil é o que convence as pessoas da importância e da necessidade da organização coletiva para as transformações necessárias na nossa sociedade”, explica Iago Montalvão.

O presidente da UNE também ressalta a necessidade de lembrar a importância da atuação política dos estudantes, ainda mais neste momento de ataques e retrocessos. “A juventude ocupa este espaço de resistência ativa. Historicamente, os estudantes sempre estiveram presentes nos processos políticos do país e do mundo”, finaliza.