Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 20/10/2022 - Cultura e eventos, Notícias

Outubro Rosa: Adufg-Sindicato promove palestras para conscientização sobre o câncer de mama

Outubro Rosa: Adufg-Sindicato promove palestras para conscientização sobre o câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de tumor que mais acomete mulheres no mundo todo. Por isso, é fundamental abordar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Neste sentido, no mês do Outubro Rosa, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) promoveu uma série de palestras que abordaram a temática. O evento foi realizado na última quarta-feira (19/10), na sede administrativa da entidade.

A fisioterapeuta Patrícia Leite, que faz atendimentos em fisioterapia uroginecológica no Espaço Saúde do sindicato, abordou as medidas de prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Ela destacou a importância da ultrassonografia, mesmo com a realização do autoexame da mama. “Mulheres com 40 anos ou mais devem procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para a realização do exame clínico das mamas, de forma anual. O câncer de mama possui diferentes estágios e deve ser observado por um médico”. 

Em seguida, a nutricionista Fabiana Bonach, que também atende no Espaço Saúde do Adufg, comentou sobre a importância da alimentação para a prevenção do câncer, junto às recomendações nutricionais, como: diminuição de alimentos gordurosos, frituras, além dos ultraprocessados.

Por fim, a fisioterapeuta Adriana Peixoto Guerra, convidada pelo Adufg-Sindicato, explicou sobre o “Mindfulness”, prática integrativa que conecta a mente ao corpo físico, provocando “atenção plena”, integrado à prevenção do câncer de mama. Foi realizado, junto às participantes, um momento de meditação para redução do estresse.

Participação

A diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensão do Adufg, professora Ana Christina de Andrade Kratz, esteve presente e parabenizou a iniciativa. “Depois da pandemia, estamos retomando os momentos de discussões, de presença e aprendizado. As palestras de hoje foram extremamente importantes e nos levaram a refletir sobre a prevenção da doença e sobre a nossa participação ativa no processo de autoconhecimento”.

A professora Andrezza Gontijo, do CEPAE/UFG, também esteve presente. “Tenho casos de câncer na família e acho muito importante explicar como a doença deve ser prevenida e diagnosticada. Eventos como esse são fundamentais para abordarmos uma temática tão séria e necessária”, ressaltou.