Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 15/05/2025 - Notícias

Adufg realiza a primeira edição do Sextart de 2025. Música, boa comida e muita confraternização

Adufg realiza a primeira edição do Sextart de 2025. Música, boa comida e muita confraternização

Sindicato promove integração entre docentes e diversão para toda a família

O Adufg-Sindicato promoveu na última sexta-feira (09) a primeira edição do Sextart de 2025. A data foi repleta de boa música, comidas gostosas e muita confraternização entre os docentes e seus dependentes. Estiveram presentes mais de 600 pessoas, entre adultos e crianças que aproveitaram uma noite muito especial.

O presidente do Adufg, professor Geci Silva, destacou a importância do evento como espaço de convivência, confraternização e diálogo entre os docentes. 

“Vivemos numa sociedade em que muitas pessoas estão isoladas, seja em seus laboratórios, salas de aula ou mesmo em casa, dedicadas exclusivamente ao trabalho e à pesquisa. O Sextart rompe com essa lógica e cria um ambiente de interação, de encontro entre professores de diferentes unidades, entre ativos e aposentados”, afirmou o presidente durante o evento.

Para ele, o Sextart vai além de um momento de lazer. “É também um espaço político, onde discutimos questões importantes da universidade e da sociedade. Um espaço para reencontrar colegas, trocar ideias, dar aquele abraço e sair um pouco da rotina”, completou.

A reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira, esteve presente e celebrou o reencontro com a comunidade universitária em uma noite marcada por cultura, arte e confraternização. "É sempre uma festa que reúne toda a comunidade acadêmica. O clima é de alegria, de reencontro. Aqui, as diferenças se encontram, as gerações se encontram", afirmou Angelita.

Ela recordou com carinho sua participação nas edições anteriores do evento, ainda quando era realizado às quintas-feiras, sob o nome Quintart. "Sou do tempo do Quintart. Foi uma proposta de mobilização muito interessante. Agora, com o Sextart, o sindicato ampliou ainda mais a adesão e a proposta de encontros regulares", lembrou.


Para toda a família

A professora Lívia Ferreira, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG, marcou presença e falou sobre a importância do encontro para além do ambiente acadêmico. Frequentadora assídua do evento, Lívia costuma comparecer com os filhos.

"Tenho três filhos. Hoje o adolescente não quis vir porque tinha outras programações, mas normalmente venho com os três. É um espaço onde reencontramos amigos, colegas de trabalho, eu nunca deixo de vir", afirmou.

Para a docente, o Sextart representa um momento de respiro diante das demandas do trabalho. "A gente precisa de momentos de lazer não apenas para falar sobre o ambiente acadêmico, mas principalmente para desopilar dele. Essa é a proposta do Sextart: confraternizar, falar da vida pessoal e se divertir", explica.

Após um período afastado das atividades culturais promovidas pelo sindicato, o professor Glauber de Lima, da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, voltou a prestigiar o Sextart. Com mais de 10 anos de atuação na universidade, Glauber participou da edição mais recente acompanhado da filha caçula, Cecília, de apenas três meses.

"Fazia muito tempo que eu não vinha, mas essa edição acabou sendo um convite irresistível. O ambiente aqui é muito agradável e propício para isso, para sair de casa, interagir, encontrar colegas e trazer a família", destacou.

A decisão de retornar ao evento coincidiu com um momento especial na vida do professor. "Quando soube dessa edição, a Cecília já estava um pouquinho maior, com três meses. Achei que era uma boa hora para vir. Esse é o primeiro Sextart dela", contou, entre sorrisos.

Com clima descontraído, atrações culturais e espaço para crianças, o Sextart é uma das ações culturais do Adufg-Sindicato. O evento segue se consolidando como ponto de encontro entre docentes, técnicos, estudantes e suas famílias, reforçando laços dentro e fora da universidade.