Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 30/06/2025 - Notícias

Adufg-Sindicato participa da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Goiás

Adufg-Sindicato participa da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Goiás

A Diretoria do Adufg-Sindicato marcou presença na 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Goiás, realizada na última semana, em Goiânia. O evento teve como principal objetivo discutir os desafios e soluções acerca da saúde enquanto direito humano. 

A entidade sindical integrou a conferência como entidade membro da delegação, contribuindo com debates relevantes para a garantia dos direitos da categoria docente. A diretora de Comunicação, Promoções Sociais, Culturais e Científicas, professora Gláucia Carielo, esteve presente na abertura do evento e destacou a importância da atuação sindical nesse espaço de construção coletiva de políticas públicas.

“Nosso objetivo é contribuir com as propostas que serão enviadas para a etapa nacional da conferência e que, assim, poderão se transformar em políticas públicas para ampliar a mesa de direitos no âmbito da saúde do trabalhador e da trabalhadora”, declarou Gláucia.

Organizado pelo Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES-GO), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Sistema Único de Saúde (SUS), o evento faz parte de uma programação dividida em quatro etapas. As fases municipal e regional foram realizadas entre novembro de 2024 e maio de 2025. A próxima etapa será a Conferência Nacional, marcada para agosto, em Brasília (DF).

Terapeuta ocupacional e conselheira estadual de saúde no CES-GO, Rosa Irlene integra a Comissão Organizadora da Conferência e destacou a importância da presença sindical no debate e na formulação de propostas que serão levadas à etapa nacional.

“É um momento extremamente importante, pois temos movimentos sociais e, para além deles, os sindicatos e toda a sociedade do Estado de Goiás discutindo, trazendo suas propostas e buscando fazer com que o direito à saúde do trabalhador seja garantido em todos os espaços”, afirmou.

Aula magna
A abertura da conferência, realizada na manhã da quarta-feira (25), contou com aula magna ministrada por Luís Henrique Leão, coordenador-geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde.

Durante sua fala, ele destacou que o direito à saúde do trabalhador está garantido na Constituição Federal, mas vem sendo sistematicamente desrespeitado. “Ignorar a Constituição é agir como se ela não existisse. Essa ameaça é constante no tema ‘saúde do trabalhador’. Existem quatro artigos constitucionais que tratam do assunto como um dever, mas, na prática, a maioria dos gestores nem sabe que essa diretriz integra o SUS”, alertou.

Leão também mencionou a Lei nº 8.080/1990 (Lei Orgânica da Saúde) como referência para a política de integração do SUS, que reconhece o direito à saúde do trabalhador em oito incisos. “A nossa política diz para considerarmos todo usuário do SUS como trabalhador. Isso muda tudo”, concluiu.