Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 13/08/2025 - Notícias

Adufg-Sindicato promove Conferência Livre sobre mulheres, ciência, orçamento e democracia na Cidade de Goiás

Adufg-Sindicato promove Conferência Livre sobre mulheres, ciência, orçamento e democracia na Cidade de Goiás

O Adufg-Sindicato promoveu, nesta terça-feira (12/08), na Cidade de Goiás, a Conferência Livre “Mulheres na ciência, orçamento, políticas públicas e democracia: desafios da Região do Vale do Araguaia”. A atividade integrou o calendário oficial da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e teve como objetivo ampliar a participação da sociedade civil na construção de políticas públicas voltadas às mulheres.

De acordo com a presidenta do Adufg-Sindicato, Geovana Reis, o evento resultou em um processo de diálogo, elaboração e apresentação de propostas para a etapa nacional. “Estamos exercendo nosso dever político e sindical, com a construção de pautas em defesa da mulher trabalhadora, em defesa das professoras aqui do estado de Goiás”, destacou.

A palestra principal foi conduzida por Gláucia Maria Teodoro Reis, coordenadora da Procuradoria da Mulher e integrante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD). Ela apresentou um panorama das políticas públicas voltadas às mulheres nos últimos 30 anos, destacando avanços como a criação da Secretaria dos Direitos da Mulher, no governo Fernando Henrique Cardoso, e da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), no governo Lula.

A advogada apontou desafios persistentes, como a ausência de intervenções efetivas em âmbito local, cortes orçamentários e entraves legislativos. “Só é possível garantir a democracia com a equidade de gênero. E, para obter a equidade de gênero, é necessário discutir políticas que protegem as mulheres. Na última década, o orçamento aumentou e a violência também. Que paralelo é esse? Isso é consequência de um discurso de ódio que vem sendo acrescido a cada dia no nosso país, que foi despertado em nós”, afirmou.

Entre as propostas aprovadas em plenária, destacam-se a garantia de recursos para mulheres empreendedoras, o fortalecimento de grupos reflexivos para homens e mulheres, a valorização do Ligue 180 e a ampliação de parcerias municipais com Legislativo e Judiciário.

A diretora de Assuntos Interinstitucionais do Adufg-Sindicato, Alessandra Gomes, foi eleita delegada para a Conferência Estadual e reforçou o compromisso de levar as pautas à etapa nacional. “Estamos ansiosos para apresentar, em nível nacional, as discussões realizadas aqui, que abordam os desafios da construção de políticas afirmativas para a diversidade das mulheres”, afirmou.

Também participaram da atividade a diretora de Assuntos Educacionais e de Carreira do Adufg-Sindicato, Maria José; a vice-diretora do Campus Goiás da UFG, Elisandra Cardoso; a secretária municipal de Igualdade e Equidade Étnico-Racial, Elenízia da Mata; e a secretária municipal das Mulheres, Juventudes e Direitos Humanos, Luanda Gouvêa.