Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 16/11/2022 - Cultura e eventos

Novembro Negro: Adufg-Sindicato exibe filme “Medida Provisória” e promove debate na próxima sexta (18/11)

Novembro Negro: Adufg-Sindicato exibe filme “Medida Provisória” e promove debate na próxima sexta (18/11)

O filme "Medida Provisória" será exibido na próxima sexta-feira (18/11), às 18 horas, no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato). A iniciativa faz parte da programação do Novembro Negro, que tem como principal objetivo prestigiar produções e protagonismos negros no cinema. Após o filme, será realizado um debate, que contará com a participação da professora Tânia Rezende, do departamento de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG), e da professora Kellen Cristina Prado, coordenadora do Núcleo de Estudos Afrodescendentes e Indígenas (NEADI).

Adaptação de sucesso do teatro, o filme "Medida Provisória" marca a estreia de Lázaro Ramos como cineasta. A trama se passa em um Brasil do futuro, em que uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata provoca uma reação no Congresso Nacional, que aprova uma medida provisória. Sua aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antonio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora de favor no mesmo apartamento. Separado por força das circunstâncias, o casal não sabe se conseguirá se reencontrar.

Novembro Negro
Em razão do Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), o mês de novembro tornou-se referência para atividades que inspiram a luta da população negra, além de ressaltar a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no Brasil. Pensando nisso, o Adufg-Sindicato promove o “Novembro Negro”.

Além da programação da próxima sexta-feira, será exibido em Goiânia, no dia 25 de novembro, o filme “Sementes: Mulheres Pretas no Poder” (Éthel Oliveira e Julia Mariano, 2020), que mostra como a execução de Marielle Franco transformou as eleições de 2018 no maior levante político conduzido por mulheres negras que o Brasil já viu.

Catalão também receberá o projeto em sua sede, no dia 28 de novembro. A iniciativa já passou pela sede de Jataí, no dia 7 de novembro.