Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 24/02/2023 - Atuação política e sindical

Em assembleia, docentes analisam proposta de reajuste apresentada pelo governo

Adufg-Sindicato aguardará nova rodada de negociação, que será realizada na próxima semana

Em assembleia, docentes analisam proposta de reajuste apresentada pelo governo

A proposta apresentada pelo Governo Federal, que prevê reajuste de 7,8% nos salários dos servidores públicos e 43,6% no vale-alimentação, foi discutida nesta sexta-feira (24/02), em Assembleia Extraordinária promovida pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato). Quase 100 professores participaram das discussões.

Na ocasião, ficou acertado que a entidade aguardará o resultado da reunião agendada para a próxima terça-feira (28/), em Brasília. Na oportunidade, haverá mais uma rodada de negociação entre governo e entidades que representam os servidores públicos.

Durante a assembleia desta sexta-feira, os docentes consideraram positiva a apresentação da proposta pelo governo, mas deixaram claro que entendem, também, que é preciso aumentar o índice de reajuste, uma vez que o valor proposto está  distante das perdas acumuladas nos últimos anos.

A proposta apresentada pelo governo prevê reajuste a partir do mês de março. No caso do vale-alimentação, o percentual representa um aumento de R$ 200.

Reivindicações
O reajuste defendido pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) foi de 27%, mesmo índice da inflação acumulada durante os quatro anos do governo de Jair Bolsonaro. Especificamente em relação aos professores das universidades federais, a última negociação salarial foi feita em 2015, na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff. Na época, foi celebrado um acordo cuja duração foi até 2017. Atualmente, as perdas salariais da categoria ultrapassam 40%