Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 02/05/2023 - Atuação política e sindical

Emprego, direitos, renda e democracia: Adufg-Sindicato marca presença em ato público em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras

Evento reuniu diversos sindicatos e movimentos sociais

Emprego, direitos, renda e democracia: Adufg-Sindicato marca presença em ato público em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras

Regidas pelo tema “Emprego, direitos, renda e democracia”, centrais sindicais estiveram reunidas nesta segunda-feira (01/05), Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, em Goiânia. Um dos principais objetivos foi fortalecer a luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora. O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) esteve presente no evento.

Na ocasião, o diretor administrativo da entidade, professor Flávio Silva, destacou que, depois de seis anos sem diálogo por parte do governo, a classe trabalhadora voltou a ser ouvida e passou a ter esperança. “Conseguimos vencer aquele que tentou – das mais diversas formas -, acabar com nossos direitos”, disse.

O docente também celebrou a retomada do diálogo entre Governo Federal e servidores públicos. “Para nós, professores e professoras, o 1º de maio de 2023 foi especial. Depois de seis anos tratados como inimigos, estamos diante de um governo que mantém diálogo com os servidores públicos. Em quatro meses de nova gestão, conquistamos um reajuste salarial de 9%, bem como a reabertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente”.

Flávio ressaltou, ainda, a importância da mobilização sindical frente aos próximos desafios. “É natural que a nossa felicidade se sobressaia, mas, mesmo assim, continuaremos lutando pela dignidade da nossa categoria. Não podemos continuar à margem de uma sociedade que precisa da educação pública como ferramenta transformadora. Viva os professores! Viva a educação! Viva o Adufg-Sindicato, a Proifes-Federação e a CUT-GO”, concluiu.

A diretora de Assuntos Educacionais e de Carreira do Adufg-Sindicato, professora Maria José Pereira de Oliveira, defendeu melhores condições de trabalho para os docentes. “Como sindicalistas, temos uma preocupação muito grande com a categoria. “É preciso avançar nas políticas de igualdade de gênero e salariais. Também é fundamental tratarmos dos espaços onde as mulheres trabalhadoras precisam deixar seus filhos para executar suas funções em seus ambientes de trabalho”, destacou.

Maria José também lembrou das dificuldades encontradas por mulheres no mercado de trabalho.  “Precisamos avançar nas políticas de igualdade de gênero, precisamos refletir e debater questões ligadas a mulher. É fundamental avançar, ainda, nas questões relacionadas aos espaços em que a as crianças que são filhos dessas mulheres trabalhadoras que ainda não tem seus direitos plenamente garantidos.”

O ato público foi organizado pela Central Única dos Trabalhadores de Goiás (CUT-GO), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Intersindical Central da Classe Trabalhadora (Intersindical), União Geral de Trabalhadores (UGT), Central Sindical e Popular (CSP) e Pública Central do Servidor (Pública). A programação também contou com shows musicais de Maíra Lemos, Excallibur Band, Tainá Janaína, Écio Duarte, Batuque Feminista, além de discotecagem com a DJ Bárbara Novais. Foi realizada, ainda, uma feria voltada a alimentos orgânicos, artesanato, comidas e bebidas.