Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 26/05/2023 - Atuação política e sindical

Proifes-Federação discute proposta de extinção da contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores aposentados

Proifes-Federação discute proposta de extinção da contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores aposentados

A diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensão do Adufg-Sindicato, professora Ana Kratz, e a professora Marilda Schuvartz, que integra o Conselho de Representantes da entidade, participaram nesta sexta-feira (26/05), em Brasília, de reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Aposentados da Proifes-Federação. Um dos principais objetivos foi debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555, que prevê a extinção da cobrança previdenciária sobre os proventos de servidores públicos aposentados e seus pensionistas. Também foi discutido o reajuste da assistência à saúde suplementar.

Na ocasião, foi estabelecida a criação de um grupo de trabalho específico para realizar a atualização de dados econômicos que são relevantes para a discussão da PEC. Também serão realizadas ações de adequação da proposta por meio de um estudo detalhado. O objetivo, neste sentido, é fortalecer a articulação política para que a proposta seja coloca em pauta pelo Governo Federal.

O encontro foi conduzido pelo presidente da Proifes, professor Nilton Brandão, e o coordenador do GT de Aposentados, Patryckson Santos. “A Proifes-Federação tem desempenhado papel importante na interlocução dos aposentados junto ao governo em diversas questões previdenciárias e trabalhistas. Queremos garantir a manutenção de direitos adquiridos pelos aposentados e lutar por melhorias nas condições de aposentadoria e benefícios”, afirmou o coordenador do Grupo de Trabalho.

A reunião também contou com a presença do presidente do Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, Edson Haubert. “Debater a PEC 555 é fundamental par avançarmos nas questões que afetam os servidores que contribuíram por vários anos com o desenvolvimento do País”, declarou.