Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 23/06/2022 - Notícias

Sede campestre do Adufg passa a contar com sistema protetor contra raios

Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) foi implantado no local com o objetivo de proteger os usuários e frequentadores da sede campestre de descargas elétricas

Sede campestre do Adufg passa a contar com sistema protetor contra raios

O Brasil é o líder em incidência de raios no mundo, com cerca de 77,8 milhões de descargas para o solo a cada ano, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Áreas com vegetação preservada possuem ainda mais probabilidade de receberem essas descargas, uma vez que as árvores são geralmente os objetos mais altos e a seiva presente no interior do tronco é melhor condutor elétrico do que o ar. Por isso, pensando na segurança de quem frequenta a sede campestre, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) implantou um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) no local.

O engenheiro Rúbio Alves, responsável pela implementação do sistema na sede campestre do Sindicato, explica que o SPDA é uma estrutura montada acima das edificações, com a função de proteger contra os raios e descargas do ambiente, que podem comprometer todo o local, com risco de choques elétricos e formação de focos de incêndio. “O para-raios quando colocado sem o devido planejamento, observando as ondas e estruturas metálicas do entorno, ele não tem eficácia alguma. Por isso, foi feito todo um projeto respeitando as necessidades e as estruturas da sede campestre. O salão de festa, por exemplo, foi construído todo com estruturas metálicas e, além disso, ainda possui placas de energia solar, um fator de risco para a atração das descargas. Agora, tanto o salão de festa quanto toda aquela área de lazer está protegida por esse sistema”, explica.

Como funciona?

O engenheiro explica que o sistema é composto por três componentes principais, sendo eles o elemento captor, os condutores de baixada e o sistema terra. “Vamos supor que um raio caia sobre o salão de festa. Com o SPDA a descarga será dissipada para os cabos e descarregado nas hastes do solo. Ou seja, o sistema conduz a descarga para a terra”, complementa Alves.

Além do salão para eventos, o sistema também foi implantado nos chalés e quiosques. “O SPDA ameniza em 99% os casos de acidentes com descargas causadas por raios. Com esse sistema, se a pessoa estiver dentro da área de cobertura do SPDA, ela não correrá risco nenhum”, completa o engenheiro.

Investimento

O presidente do Adufg-Sindicato, professor Flávio Alves da Silva, pontua que a implantação do SPDA é mais um dos investimentos que a entidade tem realizado na sede campestre. “Em nossa gestão já realizamos inúmeras melhorias no recanto dos professores. Investimos em uma usina fotovoltaica, reformamos os quiosques e quadra de esportes, realizamos o plano de manejo para implementação da RPPN, e muitas outras ações”, reforça.