Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 18/07/2022 - Notícias

Aluno de projeto de extensão da UFG é premiado na Olimpíada Internacional de Matemática

Eduardo Henrique Rodrigues do Nascimento, do projeto “Círculos Matemáticos”, da FACE-UFG, recebeu medalha de ouro na OBM e bronze na IMO

Aluno de projeto de extensão da UFG é premiado na Olimpíada Internacional de Matemática

Estudante do projeto Círculos Matemáticos, iniciativa de extensão da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (FACE-UFG), conquistou um resultado histórico para a instituição nas Olimpíadas Brasileira e Internacional de Matemática. Eduardo Henrique Rodrigues do Nascimento recebeu a medalha de ouro com a maior pontuação na competição nacional e trouxe o bronze para o Estado de Goiás durante a 63ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, sigla em inglês). Além dele, outros cinco brasileiros receberam premiações importantes no evento que, este ano, foi realizado em Oslo, capital da Noruega. O resultado alcançado pelos estudantes coloca a matemática brasileira em destaque no cenário mundial.

Docente do Instituto de Matemática e Estatística (IME-UFG) e professora do projeto de extensão, Ana Paula Chaves é apenas orgulho do aluno. Segundo ela, a IMO é a competição de maior nível da matemática. “O fato de ser selecionado para representar o Brasil já uma conquista muito grande. Conquistar uma medalha então é motivo de muito orgulho pra nós. Na minha profissão, eu nunca havia experimentado um sentimento de realização assim e posso dizer que é gratificante ver a evolução dos nossos alunos”, comenta.

Círculos Matemáticos
O projeto de extensão tem como principal objetivo fazer com que os alunos aprendam a gostar de matemática por meio de problemas que desafiam o raciocínio lógico. Os estudantes têm a oportunidade de aprenderem sobre diversos tópicos que não são abordados pela grade padrão das escolas como: Princípio da Casa dos Pombos, Indução, Aritmética Modular e outras. O projeto é coordenado pelo professor Bruno Holanda, que também fundou o Círculos Matemáticos na UFG. “A premissa é promover o contato dos alunos de ensino médio com o mundo acadêmico da matemática. Esses estudantes conseguem antecipar boa parte do conteúdo que eles só teriam acesso no ensino superior. É um fator motivador para que eles continuem estudante e evoluindo”, explica Holanda.

IMO
A olimpíada é realizada desde 1959 e premia jovens estudantes do Ensino Médio de mais de 100 países. As equipes brasileiras já conquistaram, historicamente, o total de 152 medalhas, sendo 13 de ouro, 53 de prata e 86 de bronze, além de 35 menções honrosas. O resultado confere ao Brasil a 19ª posição no ranking geral de países desta edição. Este ano, 589 estudantes de 104 países participaram da IMO, dente eles seis brasileiros.

Brasileiros
Pela primeira vez, o Brasil levou duas medalhas de ouro em uma mesma edição da IMO. Os estudantes do País também conquistaram uma medalha de prata, duas de bronze e uma menção honrosa. Além de Eduardo, também foram premiados os estudantes: Olavo Paschoal Longo, de São Paulo (SP) e Marcelo Machado Lage, de Belo Horizonte (MG), que conquistaram os dois ouros para a equipe; Rodrigo Salgado Domingos Porto, do Rio de Janeiro (RJ), que levou a prata; Gabriel Cruz Vitale Torkomian, de São Paulo (SP), com o segundo bronze; e a menção honrosa ficou com João Pedro Ramos Viana Costa, de Fortaleza (CE).