Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 19/08/2022 - Notícias

Docentes da UFJ debatem desafios enfrentados pelas mulheres cientistas

Evento compõe a programação do lançamento do filme "Ciência: Luta de Mulher"

Docentes da UFJ debatem desafios enfrentados pelas mulheres cientistas

Mulheres cientistas com atuação na Universidade Federal de Jataí (UFJ) participaram na noite desta quinta-feira (18/08), da exibição do documentário “Ciência: Luta de Mulher”, produzido pelo Observatório do Conhecimento, por meio de parceria com o Adufg-Sindicato e outros sindicatos de todo o Brasil. Um dos principais objetivos do filme é mostrar que os caminhos da ciência são para todas as mulheres, independente do ponto de partida ou da disciplina a qual se dediquem.

Após a exibição do documentário, foi realizado um debate sobre os desafios que as mulheres enfrentam na ciência diante da estrutura machista da sociedade brasileira. “A UFJ se mostra como um potente espaço para discussões sobre transformações. A presença dessas mulheres em um debate tão enriquecedor é significativa para apontar novos caminhos para a instituição”, afirmou a 1ª vice-presidenta do Adufg-Sindicato, professora Luciene Dias. Ela reforçou, ainda, que a entidade sindical permanecerá vigilante para garantir a equidade de gênero na produção acadêmica.

Para a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFJ, professora Luciana Elias, debater o assunto é cada vez mais necessário. “As mulheres são maioria no Brasil e, mesmo assim, enfrentam muitos desafios. Discutir a construção da ciência a partir da visão feminina é muito importante”, disse.

Também participaram do debate as professoras Reila Campos Guimarães de Araújo, Vera Lúcia Banys, Bárbara de Lima Lucas, Michelle Rocha Prise, Lais Reni Oliveira Lima e Danielle Fabíola Pereira Silva. Pelo Adufg-Sindicato, também estiveram presentes o presidente, professor Geci Silva, o 2º vice-presidente, professor Luís Contim, e o diretor administrativo, professor Flávio Silva.