Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 02/09/2022 - Notícias

Valorização da ciência e da tecnologia para a reconstrução do Brasil é tema de debate no Adufg

Evento contou com a participação do professor e economista brasileiro Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo

Valorização da ciência e da tecnologia para a reconstrução do Brasil é tema de debate no Adufg

“Pensar na ciência e na tecnologia como ferramentas para a recuperação do Brasil é fundamental para melhora as condições de vida da população”, afirmou o professor e economista Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, nesta quinta-feira (1º/08), em debate promovido pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) e pela Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da UFG.

A programação também contou com os professores da UFG, José Alexandre Felizola Diniz Filho, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e Andréa Freire de Lucena, que é diretora da FACE. “Precisamos restaurar a credibilidade e a valorização da ciência, que tanto tem sofrido ataques. A ideia é desfazer uma série de impressões que foram causadas nos últimos anos”, disse Felizola. Andréa, por sua vez, ressaltou a importância do debate sobre o tema. “A sociedade precisa entender como a ciência funciona e o que ela é capaz de entregar. A universidade, por exemplo, foram profissionais que produzem conhecimento científico para o bem de todos”, destacou.

O presidente do Adufg-Sindicato, professor Geci Silva, criticou os cortes sofridos pelas áreas de ciência e tecnologia que o Governo Federal realizou nos últimos anos. “Por conta da redução orçamentária, o Brasil ficará em dificuldades em um período de curto prazo”, ressaltou.

Antes do debate, Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Goiás. Pela primeira vez, a honraria foi concedida dentro de uma entidade sindical. As duas atividades contaram foram apoiadas pelo SintIfesgo e pela Associação de Egressos e Egressas da UFG.