Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 22/09/2022 - Notícias

Apesar de mobilização do Adufg e da Proifes, Kajuru deve emitir parecer favorável à privatização da Funpresp

Medida Provisória também permite salários acima do teto para diretores da Fundação

Apesar de mobilização do Adufg e da Proifes, Kajuru deve emitir parecer favorável à privatização da Funpresp

Apesar dos esforços do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) e da Proifes-Federação, o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) emitiu parecer favorável à aprovação da Medida Provisória (MP) nº 1.119/2022, que pode retirar o caráter público da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp). Na última segunda-feira (21/09), representantes das duas entidades estiveram reunidos com a chefe do Legislativo do gabinete do parlamentar, Carolina Luz, com o objetivo de alertar o senador dos retrocessos da proposta.

Entre outras medidas polêmicas da MP, está a autorização para que diretores da Funpresp passem a ganhar salários acima do teto de R$ 39,3 mil. A proposta também prevê o fim da obrigatoriedade da aplicação da Lei de Licitações do Serviço Público, o que favorece a contratação de investimentos duvidosos e submetidos aos interesses do mercado.

Para o presidente do Adufg-Sindicato, professor Geci Silva, causa estranheza a rapidez com  que o projeto tem sido discutido e votado no Legislativo. “A Câmara dos Deputados aprovou a proposta da forma que veio do governo. Não foram aceitas emendas e não houve nem mesmo tempo para o debate. Não temos a menor dúvida de que essa proposta representa mais um ataque do governo aos servidores públicos”, afirma.

Na reunião com a representante do senador Kajuru, o diretor de Relações Internacionais da Proifes, Eduardo Rolim, destacou a necessidade de que seja restabelecida a natureza pública da Fundação. “Os diretores recebiam quase R$ 40 mil de salário até maio e aumentaram para valores altíssimos. Não há benefícios para os servidores ou para a Funpresp”, destacou.

O diretor administrativo do Adufg-Sindicato e tesoureiro da Proifes, professor Flávio Silva, e a diretora de Seguridade Social, Raquel Nery (Apub-Sindicato), também participaram da reunião e alertaram para os prejuízos da proposta para os servidores.