Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 02/01/2023 - Notícias

Em posse histórica, Lula assume o terceiro mandato na Presidência com discurso de esperança

Em posse histórica, Lula assume o terceiro mandato na Presidência com discurso de esperança
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu neste domingo, 1º de janeiro, seu terceiro mandato na Presidência da República. Em seu primeiro discurso ao povo brasileiro, ele apresentou um breve diagnóstico sobre a situação do país e as condições que terá para governar nos próximos quatro anos.

“É estarrecedor. Esvaziaram os recursos da Saúde. Desmontaram a Educação, a Cultura, Ciência e Tecnologia. Destruíram a proteção ao Meio Ambiente. Não deixaram recursos para a merenda escolar, a vacinação, a segurança pública.”

Em cerimônia no Palácio do Planalto, ele assinou os primeiros atos do novo governo. Os principais assuntos das medidas foram a garantia do pagamento de R$ 600 para quem recebe o Bolsa Família, reestruturação da política de controle de armas, controle de crimes ambientais e o restabelecimento do Fundo Amazônia.

Ministros

Na mesma cerimônia, foram empossados os 37 ministros que farão parte da administração. Entre eles, o novo ministro da Educação, Camilo Santana. No discurso, ele ressaltou que o governo atuará para reverter os danos educacionais provocados pela pandemia e que a alfabetização na idade certa é "prioridade absoluta" para o país.

"A última avaliação feita pelo Saeb mostra que apenas uma em cada três crianças é alfabetizada na idade certa neste país. Ou seja: a maioria é analfabeta dentro da própria escola, o que provoca graves repercussões na sequência da vida dessas crianças", disse.

Quem também foi empossada foi a nova ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. A recifense de 58 anos é presidente nacional do PCdoB, foi deputada, prefeita de Olinda por dois mandatos e vice-governadora de Pernambuco. Ela é a primeira mulher e a primeira pessoa negra a ocupar a posição de forma efetiva.

No cargo, uma das prioridades é o incentivo à pesquisa e a recuperação do Ceitec (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada), a única fábrica de chips semicondutores no Brasil. Em entrevista, ela criticou a “liquidação” da Ceitec durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e afirmou que uma das primeiras medidas do ministério será reverter a situação.

“O próprio TCU [Tribunal de Contas da União] considerou a medida inapropriada”, disse. “Nossa prioridade é revogar, o presidente Lula vai fazer o que a gente está chamando de revogaço nos primeiros dias de governo. A liquidação é um crime contra o interesse nacional”.