Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 11/01/2023 - Notícias

Adufg-Sindicato promove feira semanal de alimentos agroecológicos em parceria com MST-GO

Os produtos serão comercializados toda quarta-feira, com início no dia 25 de janeiro, no quiosque da entidade

 Adufg-Sindicato promove feira semanal de alimentos agroecológicos em parceria com MST-GO

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) fechou uma parceria com representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Goiás, residentes do Assentamento de Canudos, para promover semanalmente uma feira de alimentos agroecológicos. A proposta é que a feira seja realizada toda quarta-feira, com início no dia 25 de janeiro, entre 9h e 15h, no quiosque da entidade, em Goiânia.

Interessados em adquirir a variedade de alimentos que serão disponibilizados, podem optar pela compra a granel, kits ou pedidos a serem negociados diretamente com os produtores. No ato da compra, o pagamento deve ser feito via PIX ou dinheiro. Também é recomendado que os consumidores tragam suas próprias sacolas ou caixas para diminuir a produção de lixo.

Os alimentos são resultado do trabalho realizado no Assentamento de Canudos, próximo à Palmeiras de Goiás (GO). Coordenado por Valdir Misnerovicz e Ludmilla Luciana de Carvalho, o projeto “Unidade de Produção Agroecológica Colmeia” é desenvolvido no assentamento desde 2019 e tem como principal objetivo a produção agroecológica e a comercialização de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, para abastecer a população com insumos de qualidade.

“Hoje, com essa nossa experiência, podemos afirmar, sem medo de errar, que é possível produzir alimento em grande quantidade, de forma diversificada e com qualidade para alimentar todos os habitantes do planeta. É possível nos alimentar bem e cuidar do meio ambiente”, declara Valdir.

Alimentos de qualidade

Em visita ao Assentamento, a 1ª vice-presidenta do Adufg, professora Luciene Dias, e o diretor administrativo, professor Flávio Silva, puderam conhecer a produção e acertar os últimos detalhes sobre a feira.

Para Luciene, oferecer a estrutura do sindicato para essa troca significa ganho para todos os lados e para todas as pessoas envolvidas. “A base da entidade são as pessoas e nós queremos pessoas consumindo alimentos de qualidade e contribuindo com esse projeto maravilhoso”, diz.

“A parceria surge com o propósito de oferecer aos docentes uma grande diversidade de produtos de qualidade. O Adufg-Sindicato está empenhado e com grandes expectativas para essa nova parceria com o MST”, acrescenta o professor Flávio.

CSA

Atualmente, o principal destino da produção é feito em parceria com Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA). Contando com aproximadamente 50 famílias consumidoras, cada uma paga 180 reais por mês e os alimentos são recolhidos todos os domingos na Igreja São Judas Tadeu, em Goiânia. Na medida em que a produção foi se tornando cada vez maior, surgiu a necessidade de expandir o mercado consumidor, o que motivou a parceria entre o projeto e o Adufg.

“As Comunidades que Sustentam a Agricultura buscam o resgate do contato entre agricultor e consumidor, estabelecendo um processo de colaboração e solidariedade entre os dois”, explica Ludmilla.

Confira o vídeo na íntegra: