Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 20/04/2023 - Notícias

Adufg-Sindicato inaugura Biblioteca Rotativa e Clube de Leitura em Jataí

Encontros começam na próxima quarta-feira (26/04), na entidade

Adufg-Sindicato inaugura Biblioteca Rotativa e Clube de Leitura em Jataí

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) inaugurou na última quarta-feira (19/04), na sede de Jataí, a Biblioteca Rotativa e o Clube de Leitura. Na ocasião, foi realizada uma homenagem à professora Zilda de Fátima Mariano, que dá nome à biblioteca.

“Trata-se de um projeto com caráter social. As pessoas poderão compartilhar seus livros que estão parados dentro de casa e que já foram lidos para que outras pessoas também possam ter a experiência da leitura”, diz o 2º vice-presidente do Adufg-Sindicato, professor Luís Antônio Serrão Contim.

Ainda segundo o professor, a ação faz parte do papel da entidade na sociedade. “O sindicato tem o papel de promover a convivência entre os professores, ser um espaço que leva saúde física e mental, além de incentivar a leitura. Trata-se de uma oportunidade de socialização e humanização das pessoas que fazem o sindicato, uma forma de contribuir para a formação humana e política”.

O primeiro encontro do Clube de Leitura será realizado na próxima quarta-feira (26/04), com a discussão de textos e livros dos mais diversos temas. A professora Daviane Moreira e Silva, da Universidade Federal de Jataí (UFJ), e coordenadora do Clube da Leitura, também destaca a importância do projeto. “Ficamos positivamente surpresos com o engajamento dos professores e felizes com a presença dos familiares da professora Zilda Mariano, nome da nossa biblioteca. Um dos aspectos ressaltados pelos colegas foi o Clube de Leitura como um espaço de trocas e diálogos após um período em que docentes e universidade sofremos tantos ataques. Esperamos que este espaço seja de acolhida e reflexão ampla sobre outras formas de vivência”.

O professor Eduardo Fernandes também esteve presente e elogiou a iniciativa. ”Fiquei muito emocionado com as homenagens feitas para a professora Zilda Mariano. Também foi muito democrática a reunião sobre a dinâmica, escolha do material a ser trabalhado nas leituras e sobre a forma como será desenvolvido o projeto", disse.