Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 09/05/2023 - Notícias

Diretoria do Adufg repudia demissão de professora de história da arte, em Aparecida de Goiânia

Diretoria do Adufg repudia demissão de professora de história da arte, em Aparecida de Goiânia

A diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) repudia a demissão de uma professora de história da arte, em Aparecida de Goiânia, por usar uma camiseta com a frase “Seja marginal, seja herói”. A expressão faz alusão à obra de Hélio Oiticica, um dos maiores artistas brasileiros e o tema foi trabalhado em sala de aula por ser tema de questões de diversos vestibulares no Brasil.

O desligamento da educadora ocorreu após ataques de um deputado federal goiano, conhecido por posições intolerantes e, principalmente, por lucrar com notícias falsas nas redes sociais. Apoiadores do parlamentar encheram o perfil do colégio de pedidos de providências por parte da instituição.

Produzida em 1968, a imagem estampada na camiseta da professora era sintoma das restrições impostas à liberdade da população brasileira pela ditadura. Inclusive, pouco tempo depois, foi decretado do Ato Institucional número 5 (AI-5), um dos piores atentados contra a democracia. Parte da população acabou sendo marginalizada por quem governava o País.

Neste sentido, é possível entender que a frase de Oiticica “Seja marginal, seja herói” enfatiza a condição social imposta a milhões de pessoas, em suas lutas cotidianas pela sobrevivência. No entanto, o preconceito – ainda latente na sociedade -, segue sendo explorado por pessoas com pensamentos fascistas e políticos da chamada “extrema direita”, que tentam, incansavelmente, destruir o ambiente democrático.

É preciso ressaltar que a liberdade de expressão é um dos pilares fundamentais da sociedade e deve ser protegida, principalmente quando se trata de educação. A campanha difamatória feita pelo deputado federal e seus apoiadores foi criminosa e levou, mais uma vez, o discurso de ódio contra a diversidade de pensamento, pré-requisito básico em qualquer ambiente escolar.

A diretoria do Adufg-Sindicato não se calará diante de qualquer desmando que venha a ser praticado por políticos descomprometidos com o ambiente democrático. A sociedade goiana não pode compactuar com os ataques covardes e infundados que têm ocorrido em Goiás.

Goiânia, 09 de maio de 2023
Diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás