Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 11/05/2023 - Notícias

Adufg-Sindicato participa do Seminário Nacional da Proifes-Federação e discute impactos do Novo Ensino Médio

Seminário Nacional da Proifes-Federação se encerra nesta sexta-feira (12/05), em Brasília

Adufg-Sindicato participa do Seminário Nacional da Proifes-Federação e discute impactos do Novo Ensino Médio

Diretores do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) participaram nesta quinta-feira (11/05), em Brasília (DF), do Seminário Nacional do GT de Educação da Proifes-Federação que debate a revogação do Novo Ensino Médio (NEM) e os impactos que o modelo pode causar dentro das universidades. Pelo Adufg-Sindicato, estão presentes no encontro: a 1ª vice-presidenta, professora Luciene de Oliveira Dias; o diretor administrativo, professor Flávio Silva; e a diretora de Assuntos Interinstitucionais, professora Geovana Reis.

“A revogação do Novo Ensino Médio é uma demanda de mobilização que tomou conta de todo o Brasil. Contudo, a luta pela suspensão definitiva deve ser reforçada, uma vez que essa proposta não atende as necessidades de filhas e filhos da classe trabalhadora e contribui para a redução do conhecimento. O modelo piora as condições de escolarização e aumenta a desigualdade nas escolas públicas. Por isso, o Adufg-Sindicato mantém-se atuante nas discussões”, defende a professora Luciene.

Para a professora Geovana Reis, o Seminário da Proifes se faz necessário, já que é preciso discutir os problemas do ensino médio. “Desde 2015, temos discutido os problemas do ensino médio em Goiás, por exemplo. Já foi diagnosticada a necessidade de debates mais aprofundados. Porém, o diálogo foi atropelado por questões políticas, que colocaram em vigor um novo formato, que na prática, aprofunda problemas já existentes e cria outros”.

O diretor administrativo do Adufg também defende uma ampla discussão da temática, pois é algo que impacta diretamente na educação brasileira. “Precisamos colocar em pauta assuntos pertinentes da Federação e da sociedade em geral. O NEM é uma destas questões. Estamos aqui para levantar os principais pontos e defender aquilo que acharmos mais coerente para a nossa educação”, diz. 

O Seminário Nacional da Proifes-Federação se encerra nesta sexta-feira (12/05), contando com a presença de representantes dos sindicatos federados que discutirão e encaminharão para a diretoria da Federação propostas de linha política de intervenção sobre as temáticas do encontro.