Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 22/11/2023 - Notícias

UFG promove 20° Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conpeex)

Adufg-Sindicato é parceiro da iniciativa

UFG promove 20° Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conpeex)
O 20° Conpeex da UFG vai até o dia 24 de novembro.

Teve início na manhã desta quarta-feira (22/11), o 20° Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conpeex) da Universidade Federal de Goiás. O encontro tem como principal objetivo divulgar os avanços conquistados dentro da universidade à comunidade acadêmica para debater os rumos da ciência. O Conpeex deste ano reúne dezenas de trabalhos de pesquisa e de extensão, palestras, seminários, simpósios temáticos, minicursos e atividades artístico-culturais. Com o apoio do Adufg-Sindicato, o evento segue até sexta-feira (22), no Centro de Eventos da UFG, no campus Samambaia.

O Congresso reúne trabalhos de estágio, conclusão de curso, mostra de extensão e cultura, programa de monitoria, iniciação científica, residência pedagógica, entre outras categorias. Ações como vacinação da comunidade (em parceria com a secretaria municipal de saúde de Goiânia), plantio de mudas (com o projeto ‘Virada Ambiental’) e apresentações teatrais também vão acontecer ao longo do 20° Conpexx.

Sustentabilidade, diversidade, justiça social e inovação tecnológica são os eixos temáticos que guiam o Congresso neste ano. Ao portal oficial da UFG, a pró-reitora adjunta de extensão da UFG, Adriana Régia Marques de Souza, resume o espírito do encontro: “Queremos incentivar a troca de experiência nos diversos campos, visando promover um intercâmbio científico e cultural entre os participantes”.

Abertura
No primeiro dia do evento, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e ex-ministro da Educação, Renato Janine, realizou uma fala reforçando a importância de alguns eixos temáticos do evento: sustentabilidade e justiça social. Com o tema “Conhecimento para o Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo”, a palestra falou dos desafios futuros que a humanidade deve enfrentar enquanto coletividade.

“Onde entra a ciência nisso tudo?”, questionou em transmissão oficial da instituição. Para o professor e aqueles que fazem ciência devem estar a postos para dar respostas para uma sociedade coletivamente comprometida com a sustentabilidade e com a justiça social.

“Ela [a produção científica] entra na ideia de fazer um conhecimento de qualidade que permita, por exemplo, saber como a gente substitui a energia gerada por fósseis por uma energia renovável e que não agrida o meio ambiente”, exemplificou.

Para ter acesso à programação completa, basta clicar aqui.