Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 28/11/2023 - Notícias

Novembro Azul: alimentos com licopeno ajudam na prevenção do câncer de próstata

Novembro Azul: alimentos com licopeno ajudam na prevenção do câncer de próstata

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 7.730 novos casos de câncer de próstata por ano entre 2023 e 2025. Além dos exames de rotina, a alimentação é fundamental como método de prevenção. Alimentos à base de licopeno, como o tomate, podem neutralizar radicais livres, que produzem o envelhecimento celular e células cancerígenas. O licopeno está presente no tomate, na goiaba, na melancia, no pimentão vermelho, no mamão e na cenoura, por exemplo”, explica a nutricionista do Espaço Saúde do Adufg-Sindicato, Fabiana Bonach.

A nutricionista destaca, especialmente, a presença do tomate na alimentação. “É um alimento rico em licopeno, mas podemos aumentar a sua biodisponibilidade por meio do preparo, aquecendo o tomate, uma vez que o calor faz com que o licopeno fique mais disponível para o nosso corpo”, afirma.

Confira, abaixo, uma receita de molho tomate caseiro:


INGREDIENTES

  • 3 kg de tomate italiano maduro
  • 1½ cebola
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 6 ramos de manjericão (opcional)

MODO DE PREPARO

  • Descasque e pique fino as cebolas.
  • Leve uma panela grande com água ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, lave os tomates e, com uma faca, corte um X na base de cada um. Separe uma tigela grande com água e gelo.
  • Assim que a água começar a ferver, mergulhe cerca de 6 tomates de cada vez e deixe cozinhar até que a pele comece a rachar. Com uma escumadeira, transfira os tomates para a tigela com água e gelo — com o choque térmico, fica mais fácil descascar. A partir do corte em X, puxe e descarte a pele. Reserve os tomates pelados numa tigela e repita o processo com o restante — reponha o gelo na tigela quantas vezes forem necessárias para manter a água bem fria.
  • Leve uma panela grande ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, adicione a cebola picada e tempere com uma pitada de sal e uma de pimenta. Deixe a cebola cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até ficar bem macia e com a cor mais amarelada — essa etapa do refogado é essencial, porque deixa a cebola com o sabor mais adocicado e, com isso, o molho menos ácido.
  • Enquanto isso, corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Transfira os tomates para o liquidificador em etapas e bata sem acrescentar água: para preparar um molho mais rústico, com pedaços, bata no modo pulsar para triturar; se preferir um molho tradicional mais fluido bata até ficar liso.
  • Junte os tomates batidos à cebola refogada, tempere com sal e misture bem. Deixe cozinhar em fogo médio até começar a ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 1 hora, mexendo de vez em quando, até que o molho fique encorpado — atenção, dependendo do tamanho de sua panela, mais funda ou mais larga, o tempo total de cozimento pode variar.
  • Prove o molho e, se necessário, acerte o sal. Se quiser, adicione os ramos de manjericão (folhas e galhos) ao molho e deixe cozinhar por mais 2 minutos para perfumar. Use a seguir ou armazene na geladeira por até 3 dias; ou no congelador, por até 3 meses.