Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 28/11/2023 - Notícias

Adufg-Sindicato recebe reunião do Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e da Soberania

Adufg-Sindicato recebe reunião do Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e da Soberania

Integrantes do Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e da Soberania estiveram reunidos nesta segunda-feira (27/11), na sede do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), em Goiânia. O objetivo do encontro foi discutir, entre outras questões, uma nova agenda de mobilização para as pautas dos servidores públicos em 2024.

Na ocasião, a diretora de Interinstitucionais do Adufg, professora Geovana Reis, reforçou a importância da luta coletiva e lembrou a importância do Fórum Goiano neste sentido.  “É um movimento que tem se constituído, ao longo dos anos, como um grande espaço da luta unitária dos trabalhadores de Goiás”.

A docente destacou temas, como: a jornada pela recomposição salarial, algumas pautas específicas dos movimentos sociais (como a articulação contra medidas de despejo), além de uma análise de conjuntura política atual. Segundo ela, serão realizadas ações junto aos parlamentares goianos no sentido de reivindicar o apoio deles na luta contra a aprovação da PEC 32 e em defesa da recomposição salarial dos servidores públicos brasileiros.

O coordenador do Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e da Soberania, João Pires, reforçou o que foi dito pela representante do Adufg-Sindicato. Para João, o principal desafio político do movimento sindical ligado aos servidores públicos é “conquistar orçamento para o financiamento das políticas públicas”. O sindicalista indica ainda que o próximo passo seja a criação de uma agenda de mobilizações a fim de tornar pública as demandas da categoria.

Pelo Adufg-Sindicato, também estiveram presentes o presidente Geci Silva e o diretor administrativo, Flávio Silva. Também participaram da reunião representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT-GO), do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFES go), do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), do gabinete da vereadora por Goiânia Kátia Maria, do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência (Sintfesp GO-TO), da Central Sindical e Popular Conlutas e também do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado de Goiás (Sintsep-GO).