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Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 21/12/2023 - Notícias

Estudante do Cepae apresenta trabalho com análise das políticas de ações afirmativas na realidade de meninas e mulheres negras no Brasil

Yara Balsamão Nunes defendeu seu Trabalho de Conclusão do Ensino Médio (TCEM) na última segunda-feira (18)

Estudante do Cepae apresenta trabalho com análise das políticas de ações afirmativas na realidade de meninas e mulheres negras no Brasil
Trabalho de Conclusão do Ensino Médio da estudante do Cepae aborda o espaço da mulher negra na educação no Brasil.

Uma aluna matriculada no ensino médio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae-UFG) apresentou Trabalho de Conclusão do Ensino Médio (TCEM) com uma análise da efetividade das políticas de ações afirmativas na educação na realidade de mulheres e meninas negras. Yara Balsamão Nunes apresentou o trabalho “Olhares sobre as políticas de ações afirmativas na educação para meninas e mulheres negras no Brasil” na última segunda-feira (18). 

A produção da estudante se concentra no período da redemocratização brasileira em diante (1988-2023) e tem como principal objetivo criar paralelos entre os efeitos das políticas de ações afirmativas na educação e as mudanças visíveis no mercado de trabalho nas últimas duas décadas. 

A orientadora do projeto foi a Professora Rita de Cássia de Oliveira Reis. A banca examinadora contou com a Professora Laís Rodrigues Campos e com a diretora de Assuntos Educacionais e de Carreira do Adufg-Sindicato, professora  Maria José Pereira. 

“A questão que nos levou a essa temática é o fato das mulheres negras não terem melhores oportunidades no mundo do trabalho, devido à falta de uma educação de qualidade durante a sua formação”, afirma Yara no texto introdutório do trabalho. 

Parte da motivação para o TCEM está na atualização da Lei de Cotas, que completou 10 anos em vigor em 2023. Apesar do cenário mais plural criado no ensino superior brasileiro, o trabalho de Yara aponta ainda para uma carência de políticas públicas de raça e gênero que visam elevar os números de mulheres negras no ensino superior, e consequentemente em posições de gestão e de comando.