Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 22/05/2025 - Notícias
Adufg-Sindicato apoia evento da UFJ em alusão aos 38 anos da Luta Antimanicomial

Amanhã, dia 23 de maio, a Universidade Federal de Jataí (UFJ) realiza uma série de atividades em alusão ao Mês da Luta Antimanicomial, período que propõe discutir políticas de reforma do sistema psiquiátrico, garantindo a humanização e inclusão dos pacientes.
O movimento, que conta com o apoio do Adufg-Sindicato, existe há 38 anos e tem a data oficial estabelecida em 18 de maio, dia em que ocorreu o Encontro dos Trabalhadores em Saúde Mental, em 1987 na cidade de Bauru (SP).
A ideia inicial era denunciar os abusos, maus-tratos e exclusão social vividos por pessoas internadas em instituições psiquiátricas. Tais discussões também pautaram o fechamento dos manicômios brasileiros e sua substituição por unidades de atendimento terapêuticas, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Ocupação Sebastiana Mendonça Oliveira
A programação homenageia Sebastiana Mendonça Oliveira, importante figura da reforma psiquiátrica em Jataí. A ativista, que faleceu em maio de 2023, dedicou boa parte de sua vida aos cuidados dos internos e internas do antigo sanatório e albergue São Vicente de Paula.
Às 08h, terá início a aula pública “Histórias, memórias e afetos: reformas psiquiátricas no Sudoeste Goiano”, seguida de uma visita guiada ao prédio antigo do manicômio de Jataí. A atividade será liderada pela professora e pesquisadora Rita de Cássia Andrade Martins e pelo ex-interno do sanatório e presidente da Associação Conviver, João Batista.
A partir das 14h, a programação será no Museu Histórico de Jataí, conhecido como Sobrado da Dona Mariquinha, que contará com diversas atividades e exposições artístico-culturais: apresentação “Manicômio nunca mais!”, oficina de escrita ficcional (às 14h), ciranda de leitura coletiva (às 15h) e oficina “1 +1 é + que 2”.
No fim do dia, a partir das 18h30, a psicóloga e atriz Ana Clara Zaiden recitará o monólogo Nise da Silveira. Em seguida, quem ministrará a conferência é a autora Larissa Leão de Castro, que lançará seu novo livro - “Hélio Pellegrino: por uma psicanálise política” - em uma noite de autógrafos e sorteio.
As atividades serão abertas e contarão com inscrição no local para aqueles que desejarem obter certificado de participação.
O evento é uma realização do Observatório de Saúde Mental e Práticas Comunitária da UFJ (obsam.ufj) em parceria com a Liga Acadêmica de Psicanálise/Psicanalismos e tem apoio do Museu Histórico, da Secretaria de Cultura, do Centro Acadêmico Maria de Fátima e da Associação Conviver.