Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 09/07/2025 - Notícias

Adufg-Sindicato e Proifes-Federação participam de seminário sobre os riscos da reforma administrativa

Adufg-Sindicato e Proifes-Federação participam de seminário sobre os riscos da reforma administrativa

Diretores do Adufg-Sindicato e do Proifes-Federação estiveram presentes, nesta terça-feira (08/07), na Câmara dos Deputados, em Brasília, para participar de um seminário promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público. O evento teve como foco os riscos da proposta de Reforma Administrativa que tramita no Congresso Nacional, e reuniu representantes sindicais, parlamentares e especialistas da área.

“Estamos aqui hoje para acompanhar o debate e nos posicionarmos contra esta tentativa de ameaçar os servidores públicos, com uma reforma que vem para nos prejudicar e acabar com o serviço público, tão importante para a população brasileira”, declarou a presidenta do Adufg-Sindicato, professora Geovana Reis. Ela também anunciou que, ao retornar para Goiânia, a diretoria iniciará um processo de mobilização da categoria. “Precisamos lutar contra esta reforma que está sendo imposta sobre nós”, completou.

Durante o seminário, os participantes criticaram a condução apressada e pouco transparente do Grupo de Trabalho responsável pelo texto. Foram denunciados pontos da proposta que abrem espaço para contratações temporárias, enfraquecem vínculos estáveis e ameaçam direitos históricos dos servidores. Um documento entregue pela Aliança das Três Esferas ao Congresso alerta que a proposta substitui políticas públicas estruturadas por metas individualizadas, o que pode incentivar perseguições e demissões baseadas em critérios subjetivos.

O diretor financeiro do Adufg-Sindicato, professor Flávio Silva, que é vice-presidente do Proifes-Federação, reforçou o papel do movimento sindical. “Estamos aqui para dizer que não aceitaremos retrocessos. A proposta de reforma em discussão desmonta o Estado brasileiro e afeta diretamente a educação pública, a saúde e demais serviços que garantem direitos fundamentais à população. O PROIFES está mobilizado, e seguiremos atuando em todas as frentes possíveis para barrar esse projeto”, afirmou.

Também participaram do seminário o 1º vice-presidente, professor Humberto Carlos Ruggeri Júnior; a diretora secretária, professora Marilda Shuvartz; e a diretora de Assuntos Educacionais e de Carreira, professora Maria José Pereira.

O Adufg-Sindicato e o Proifes-Federação reafirmam sua posição contrária à Reforma Administrativa, tal como está sendo apresentada no parlamento, e seguirão atentos aos desdobramentos, mantendo a luta em defesa da educação pública, dos serviços essenciais e dos direitos dos servidores.