Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 14/07/2025 - Notícias

Quarta Cultural de julho valoriza diferentes formas de expressão artística na sede do Adufg-Sindicato

Quarta Cultural de julho valoriza diferentes formas de expressão artística na sede do Adufg-Sindicato

O Adufg-Sindicato realizou a edição de julho da Quarta Cultural no último dia 09, no Foyer e no Auditório da Sede Goiânia. O evento contou com uma programação completa, sendo composto da vernissage da exposição artística “Entre Cores e Silêncios”, da artista plástica Moneus; do recital de piano e voz “Música é a Palavra”, de João Casimiro; e do lançamento do livro “Caderno de Poesias”, de Fernando Queiroga.

Para realizar a abertura do evento, o 1o vice-presidente do Adufg-Sindicato, professor Humberto Carlos Ruggeri Júnior, fez uso da palavra. “É bom sempre lembrar de que esta iniciativa foi criada para valorizar a arte de qualidade”, afirmou. Humberto ficou emocionado ao introduzir a Quarta Cultural, pela situação que a cultura enfrenta atualmente no nosso país. “Precisamos abrir muito espaço para as manifestações artísticas e ocupar os espaços para apresentações culturais”, reforçou.

A artista plástica Simone Deus, também conhecida como Moneus, explicou um pouco sobre seu processo criativo e sua exposição “Entre Cores e Silêncios”. “Minha proximidade com a arte se deu a partir do luto, em meados de 2021. Fui incentivada pela minha família a buscar uma forma de superação desta dor através da pintura”, afirmou. Seu trabalho estará exposto no Foyer da Sede Goiânia durante todo o mês de julho, e Simone revela o que deseja que as pessoas vejam em suas obras. “Espero que elas possam ser uma porta de entrada para que as pessoas se identifiquem e se realizem através da arte”, declarou.

O professor João Casimiro, da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, acredita que música e educação andam de mãos dadas. “Para além dos espaços formais de ensino, como a universidade e as escolas, a música também é um aspecto formador nos espaços informais, seja em uma igreja, em uma roda de capoeira. Estes são lugares que auxiliam na construção da identidade das pessoas, e a música consegue ser algo essencialmente coletivo nestes cenários”, disse. Durante seu recital, “Música é a Palavra”, João performou interpretações de canções tradicionais sem letras. “Nesta apresentação, a minha voz é mais um instrumento para auxiliar a melodia do que um veículo para a letra”, complementou.

O professor Fernando Quiroga, da Universidade Estadual de Goiás, já trabalhava com poesia há muito tempo, mas somente agora acreditou que seu material era aceitável para o público, resultando na publicação de seu primeiro livro, “Caderno de Poesias”. “Os poemas aqui são fruto de uma indignação pessoal, uma tentativa de veicular emoções que não conseguem ter seu máximo efeito sob um viés racional e acadêmico. Dentro do caráter marginal da poesia, conseguimos trazer algumas críticas que trazem cura para lacunas que não conseguimos fechar com a razão”, explicou.

Sobre os artistas
Simone Deus, artista conhecida como Moneus, é uma artista goianiense que encontrou na arte um refúgio e um meio de expressar seus sentimentos. Suas obras incluem pinturas em acrílica e óleo sobre tela, além de delicados desenhos em aquarela, que convidam à reflexão sobre a arte e a vida, utilizando a arte como ferramenta terapêutica para o processamento de suas emoções.

João Casimiro é professor na Escola de Música da Universidade Federal de Goiás, Doutorando em música pelo Instituto de Artes da Unicamp e Licenciado em Educação Musical pela UFSCar. Além disso, o docente estudou no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos Campos, em Tatuí/SP, onde teve aulas de piano e formou-se em bateria MPB/Jazz em 2012. Com 28 anos de bateria e 20 de carreira profissional, já passou por palcos e eventos por todo o Brasil e, internacionalmente, pelo Uruguai, Argentina, Alemanha e EUA.

Fernando Quiroga é doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo e atua como do­cente na Universidade Estadual de Goiás, onde é membro permanente do Programa de Pós-Gradua­ção em Educação, Linguagens e Tecnologias (PPG­-IELT). Além de sua trajetória acadêmica, Quiroga também se dedica à escrita e à ilustração.